domingo, abril 23

DO CORREIO DA MANHÃ

Mais de 40 toneladas de alimentos impróprios para consumo, na sua maioria peixe, foram apreendidas pela Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE). A ‘Operação Mercados’ envolveu a participação de 150 inspectores, repartidos por 55 brigadas que passaram a pente fino 208 espaços comerciais. A operação teve início às 18h00 de sexta-feira e viria a terminar às 12h00 de ontem.








Nas visitas-surpresa os inspectores verificaram a higiene e qualidade de peixe, carne, produtos hortícolas e fruta.

Os estabelecimentos fiscalizados situam-se no MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, nos mercados de Castanheira do Ribatejo, Fundão e Castelo Branco, bem como na Docapesca de Lisboa, nas lotas de Setúbal e Matosinhos, no Mercado Abastecedor da Região do Noroeste, em Braga (MARN), e nos mercados abastecedores do Lumiar (Lisboa), Barreiro e Porto.

O balanço final é, uma vez mais, preocupante para os consumidores. Segundo a ASAE, apesar de nenhum estabelecimento ter sido encerrado, foram instaurados 67 processos de contra-ordenação (32 por cento dos inspeccionados).

Cortar a direito é neste momento a condução imprimida pelo antigo director-geral de Viação, António Nunes, à frente da ASAE. Desde que a Autoridade entrou em funções, no início do ano, mais de dois mil agentes económicos foram abordados pelos inspectores.

DOIS MIL FISCALIZADOS EM QUATRO MESES

PÁSCOA

Na ‘Operação Páscoa’ ficaram detidos cinco comerciantes. Foram inspeccionados 303 estabelecimentos, entre fábricas de amêndoas, pastelarias e charcutarias.

MATADOUROS

Em condições deploráveis foi encontrado um matadouro ilegal em Viana do Castelo. Em Baião, o dono de um talho foi detido por fazer abates ilegais.

RULOTES

Na ‘Operação Mostarda’, a falta de higiene fechou 21 rulotes. Antes, tinham sido seladas cinco padarias e 14 restaurantes chineses. Três taxistas foram também detidos.
João Saramago


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial