sábado, junho 17




No documento de conclusões da cúpula de Bruxelas, os chefes de Governo vão ressaltar a urgência de encontrar uma solução "a curto prazo" no âmbito do desenvolvimento sustentável, mas mantendo uma perspectiva de futuro.

A UE tenta avançar em pontos concretos a partir das possibilidades dos Tratados atuais.

"O desafio principal é mudar de modo gradual nossos atuais modelos de consumo e produção não sustentáveis, assim como o enfoque não integrado das políticas", diz o texto já aprovado pelos Governos europeus.

O documento ressalta que o desenvolvimento sustentável "consiste em proteger a capacidade da Terra para sustentar a vida em toda a sua diversidade, sobre a base da democracia, a igualdade de gênero, a solidariedade, o Estado de Direito e o respeito dos direitos fundamentais".

Para conseguir resultados, os países deverão elaborar suas estratégias até junho de 2007. A partir de então, a cada dois anos, cada membro fará um relatório sobre a aplicação das medidas.




"O Conselho Europeu vai supervisionar e acompanhar de perto a aplicação das estratégias", diz o texto.


Os 25 países vão reforçar hoje seu compromisso na luta contra a mudança climática e defender a adoção de um regime coerente com o objetivo a partir de 2012, quando expira o Protocolo de Kioto.

"A UE espera explorar, junto com outras partes, estratégias para conseguir as reduções necessárias de emissões, e acredita que os países desenvolvidos devem considerar uma redução da ordem de 15 a 30% até 2020", acrescenta o texto.

Os integrantes do bloco vão se comprometer ainda com a adoção e execução de um plano de ação ambicioso e realista de eficiência energética

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial