CASA DA MUSICA
O Dia de Reis marca a reabertura da Casa da Música a mais uma temporada de programação, festejando o início do ciclo dedicado a Espanha, e apresenta o conceito «Abrir a Casa» que, ao longo do novo ano, vai proporcionar uma utilização mais criativa do edifício e do espaço envolvente.
Workshops, um concerto pela Orquestra Nacional do Porto e o primeiro espectáculo dedicado ao Clubbing vão preencher o próximo sábado, desde as 11h00 até cerca das 4 horas da madrugada de domingo.
A partir das 11h00, a Casa da Música preenche o Dia de Reis com uma série de workshops, promovidos pelo Serviço Educativo. «Ritmos do Mundo», na Sala de Ensaio 2, transporta o público através de uma viagem musical pelas diferentes regiões do globo, com uso de instrumentos característicos de cada local. À mesma hora, na Sala Laranja, José Paulo Ferreira ensina a «Compor com HyperScore», numa sessão que permite aos participantes a utilização deste software para criar composições musicais.
A partir das 14h00, as visitas guiadas «Correntes Sonoras» levam os participantes a visitar a «ExposiSom», uma mostra de instrumentos-esculturas instalados no edifício da Casa da Música. Estas visitas repetem-se com um horário diversificado.
«Ritmos Urbanos», às 14h30, mostra como bilhas de água, contentores de plástico, garrafas e colheres de pau tomam o lugar dos instrumentos de percussão tradicionais.
Na Sala Laranja, às 16h00, «Digital Jam» leva os participantes a iniciarem-se na improvisação, criação e performance musical em conjunto, a partir de diversos modelos.
O ciclo «Dias de Espanha» tem início às 18h00, na Sala Suggia, com um programa inteiramente preenchido por Zarzuelas, interpretadas pela Orquestra Nacional do Porto e o Coro do Círculo Portuense de Ópera. Um concerto dirigido pelo maestro Josep Caballé-Domenech. Através das vozes da soprano Yolanda Auyanet e do tenor José Luís Sola, o público entra em contacto com o género musical lírico-dramático espanhol, numa viagem que inclui alguns dos compositores que fizeram a história da Zarzuela no século XX.
Ainda no sábado, a partir das 22h00, na Sala 2 e no espaço da Cybermusica, o ciclo dedicado ao Clubbing tem início com um espectáculo que se integra, também, em «Dias de Espanha».
Na Cybermusica, o dj Vincent Fibla abre a noite com uma exibição de IDM (Inteligent Dance Music), enquanto na Sala 2, vindos directamente de Barcelona, os 12Twelve revelam uma nova perspectiva do rock.
A dupla Fangoria, que foi capa da edição de Outubro da revista Rolling Stone, estreia-se no nosso país com o seu oitavo álbum «El Extraño Viaje». A fechar esta longa noite, as Nancys Rubias, que confessam não saber tocar um único instrumento, vestem a pele da famosa boneca Nancy e mostram como são “o primeiro grupo auto-prefabricado da pop espanhola”.
A não perder
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial