domingo, agosto 8

APRIL E O MOMENTO POLÍTICO

A APRIL, Associação Política Regional e de Intervenção Local, com sede na Maia, acaba de emitir um documento intitulado "A APRIL e a transformação política em curso", datado de 15 de Julho de 2004, onde se faz referência ao momento político vivido recentemente.

Os resultados das eleições europeias, o abandono de Durão Barroso de Primeiro-Ministro, a designação de Santana Lopes como Primeiro-Ministro e a demissão de Ferro Rodrigues de Secretário Geral, na linha da demissão de António Guterres e a recusa de Vitorino "estabeleceram uma significante transfiguração do quadro político em Portugal", refere esta Associação.

O comunicado refere "O ciclo do grande centro (PS+PSD) que dominou durante décadas a vida política portuguesa, com alteração da ocupação do poder pelos dois partidos" revelou "práticas muito semelhantes … mais do mesmo ou menos do mesmo terminou". Porque "revelaram-se incapazes de propor novos paradigmas galvanizadores e transformadores ao povo português"… porque os seus projectos eram de ocupação do poder "o que estranhamente os aproxima de uma concepção leninista da política, aplicada ao quadro democrático."

Sem esquecer a direita populista que nos governa, não deixa de alertar para a possibilidade do eleitorado concluir "a falta de qualidades das alternativas", exprimir o voto na aliança PSD-CDS … e assim legitimar uma prática política enviesada.

Por isso, a APRIL espera uma reformulação interna do PS no sentido do indispensável equilíbrio democrático, e que consiga novos objectivos mobilizadores "de amplos segmentos sociais", dos sindicatos aos independentes, dos trabalhadores por conta de outrem aos funcionários e aos empresários, para que se constitua uma força política de referência, porque senão o seu eleitorado "ficará expectante, perplexo e órfão".

Referindo-se ao Presidente da República afirma "fique o senhor atento, como referiu na sua última alocução; não sabemos é como nem com que consequências".

Esta Associação, da qual sou sócio desde 1986, dedica a sua reflexão à memória de Maria de Lurdes Pintasilgo, e é assinada por Rui Oliveira, da Comissão Directiva, Braga da Cruz, da Mesa da Assembleia Geral, e Nuno Grande, do Conselho Fiscal.

A reflexão referida que pode ser consultada em http://april.org.pt/ , é sem dúvida uma tomada de posição que todos os partidos políticos, nomeadamente a esquerda portuguesa e o Partido Socialista, devem levar em consideração.

Por isso, devem ler atentamente esta posição e estabelecer pontos com a APRIL, sem dúvida uma das associações mais lúcidas, que temos no Porto, com sede na Maia.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial