quarta-feira, dezembro 8

OUTRO ARTIGO PUBLICADO NO "DESAFIO"

Artigo da minha autoria e de Lurdes Gomes Alves, publicado hoje no Jornal Desafio.

Neste Blogue pode aceder as Jornal, saído hoje.


ESTANTE


10 PALABRAS CLAVE EN TEOLOGIA FEMINISTA

Da Editorial Verbo Divino (Navarra), foi publicado no mês passado mais um livro da sua colecção "10 Palavras", agora sobre a Teologia Feminista, e da autoria de dez teólogas.

Percorrendo os temas de " Experiencia, Proceso, Compromiso, Fiesta, Tradición, Palabra, Identidad, Misterio, Propuesta e Método" este interessante livro aborda aquilo que as autoras entendem por proposta das mulheres e como contributo para a análise da situação da mulher na sociedade e muito particularmente na Igreja.

Todo o livro anda à volta do contributo mais decisivo das mulheres dentro da Igreja e das religiões, na busca por uma espiritualidade das mulheres, que pretendem a transformação correctiva e renovadora, das estruturas patriarcais que se opõem ao projecto de Jesus, como Reino de Deus.

Falando do papel das mulheres espanholas, no seu contexto social, cultural e religioso de crescente indiferença, querem a busca de sentido e de espiritualidade, dentro de um contexto de multiculturalismo e multireligiosidade. Para tal defenden o empenho dos cristãos na defesa de uma cidadania plena para todos os membros, lutando por superar a exclusão exploração daquilo que designam por "estructura piramidal patrikyriarcal".

Com 510 páginas, em formato de bolso, este livro poderá ser adquirido directamente para Editorial Verbo Divino, Avenida de Pamplona, 41 – 31200 Estella (Navarra) Espanha (www.verbodivino.es).





A VERDADEIRA HISTÓRIA DE JESUS

Um livro de extraordinário interesse onde se conta, segundo o autor , E.P. Sanders, a história de "um judeu do século I, que viveu numa parte bastante insignificante do Império Romano", e que da sua leitura se é capaz de perceber com rigor histórico a vida de Jesus, o Cristo, independentemente da Fé.

Com o título original "The Historical Figure of Jesus", que não está totalmente conseguido na tradução para o português, relata a investigação sobre o Jesus histórico, de quem pouco se sabe, de tal maneira que nos conduz ao Cristo da Fé.

A investigação realizada por Sanders é séria, e nos seus dezassete capítulos e dois apêndices desperta no leitor a curiosidade crescente de saber mais sobre este Cristo Ressurecto (e a ressurreição continua a ser mistério, mas firme naquilo em que acreditamos), que há mais de dois mil anos se apresentou como um libertador da mulher e do homem na sua totalidade pelo amor.

Este livro dirigido a crentes e a não crentes vem colocar a investigação bíblica, na senda de "A interpretação Bíblica na Igreja", da Comissão Pontifícia Bíblica, e é sem dúvida um excelente contributo para o conhecimento de Jesus e para que o enigma, como Anselmo Borges refere no livro, entre o Jesus da história e o Cristo da Fé, seja entendível como Jesus Cristo. Afinal, é saber com rigor histórico mais sobre a vida de Jesus Cristo.

O rigor e a honestidade do autor, já saudado por toda a crítica, é bem a sintonia, que este livro editado pela Editorial Notícias, saído em Setembro, já conheça a 3.ª Edição.

Com 364 páginas, de fácil leitura, pode ser adquirido em qualquer livraria.



Ludes Gomes Alves e Joaquim Armindo

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial