quinta-feira, fevereiro 17

Embora esta sondagem seja credível, a verdadeira sondagem é no domingo. O PS está quase, mas precisa dos votos de todos. Quem ganhe deve ter maioria absoluta. Não entrar em euforias!

Porque é mataram hoje um polícia ? Eis a promessa de Paulo Portas, de uma eficaz segurança.Passados 3 anos, é por culpa do PS, que continua a não existir segurança?

Quem fugiu para a União Europeia foi alguém do PS ? Ou Durão Barroso, que agora éticamente erra, ao intervir na campanha ?

Entre 118 e 124 deputados

Sondagem da Universidade Católica dá maioria absoluta ao PS www.publico.pt - 17/02/2005, Quinta-Feira A sondagem da Universidade Católica para o PÚBLICO, RTP e Antena 1 dá maioria absoluta ao PS nas legislativas de domingo, com uma previsão de 46% de votos e consequente eleição de 118 a 124 deputados

De acordo com a sondagem da Universidade Católica, o PSD terá 31% dos votos (80 a 84 deputados), a CDU 7% (8 a 12 deputados), o Bloco de Esquerda também 7% (8 a 12 deputados) e o CDS-PP 6% (6 a 10 deputados).--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ficha técnica Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica (CESOP) para a Antena 1, o PÚBLICO e a RTP nos dias 12 e 13 de Fevereiro de 2005. A partir dos resultados eleitorais nas Eleições Legislativas de 2002, foi feita uma análise com matrizes de transferência de forma a determinar os círculos eleitorais com menor rigidez, ou seja, aqueles onde são necessárias menores transferências de voto para que se verifiquem alterações no número de deputados eleitos pelos partidos. Foram assim seleccionados 14 distritos, representando 88% dos eleitores recenseados, e que constituem o universo alvo. Para o cálculo dos resultados nos restantes círculos, representando 12% da população eleitoral, foi feita uma extrapolação na base dos resultados da sondagem e desses distritos nas eleições legislativas de 2002. Os resultados globais para o continente, regiões autónomas e círculos no estrangeiro são obtidos combinando estes dados e ponderando o peso de cada círculo no resultado nacional. Foram aleatoriamente seleccionadas 52 freguesias, ponderada a distribuição da população por freguesias com mais e menos de três mil habitantes, sendo essa seleccção sistematicamente repetida até que os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2002 nessas freguesias estivessem a menos de um por cento dos resultados em cada distrito dos cinco maiores partidos nas mesmas eleições, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada freguesia. Para a escolha das famílias realizou-se um caminho aleatório sistemático com passos definidos, sendo inquirida em cada família a próxima pessoa recenseada na respectiva freguesia a fazer anos. A intenção de voto foi preenchida confidencialmente pelos inquiridos em sua casa num boletim de voto simulado, depositado em urna selada e contendo apenas informação prévia acerca do sexo do inquirido, da sua freguesia, da sua idade, da sua recordação de voto em 2002 e da sua intenção de votar nas próximas eleições legislativas. Foram obtidos 5051 inquéritos válidos e 57% dos inquiridos eram do sexo feminino. Os resultados foram ponderados de acordo com a distribuição da população com 18 ou mais anos por sexo e escalões etários nos 14 distritos do universo, na base dos dados do Censos 2001. A margem de erro máximo de uma amostra aleatória com 5051 inquiridos é de 1,4%, com um nível de confiança de 95%.

1 Comentários:

Às 9:50 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Nunca defendi modelos autoritários de exercício do poder.
Quando tenho defendido a absoluta necessidade de uma maioria absoluta para o PS, é porque estou absolutamente convencido da ingovernabilidade do país, se o PS a não tiver.
Estou por isso de acordo consigo: estamos muito perto, mas é absolutamente necessário não desistir, até ao último voto.
Espero que o próximo Domingo abra uma nova esperança a este país, que tão deprimido tem andado.

Andrade Ferreira

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial