domingo, maio 22

POEMAS DA MINHA VIDA - MIGUEL DA VEIGA


Mais um livro da colecção do Público, desta vez Manuel da Veiga.

Escolho um poema de luís de camões:

[PEDE O DESEJO, DAMA,QUE VOS VEJA]

Pede o desejo, Dama, que vos veja,
Não entendo o que pede; está enganado.
É este amor tão fino e tão delgado,
Que quem o em não sabe o que deseja.

Não há cousa a qual natural seja
Que não queira perpétuo o seu estado;
Não quer logo o desejo o desejado,
Porque não falte nunca onde sobeja.

Mas este puro afecto em mim se dana;
Que, como a grave pedra tem por arte
O centro desejar da natureza,

Assim o pensamento (pela parte
Que vai tomar de mim, terrestre [e] humana)
Foi, Senhora, pedir esta baixeza.

1 Comentários:

Às 5:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Pede o desejo, Dama, que vos veja,
Não entendo o que pede; está enganado.
É este amor tão fino e tão delgado,
Que quem o em não sabe o que deseja.

Não há cousa a qual natural seja
Que não queira perpétuo o seu estado;
Não quer logo o desejo o desejado,
Porque não falte nunca onde sobeja.

Mas este puro afecto em mim se dana;
Que, como a grave pedra tem por arte
O centro desejar da natureza,

Assim o pensamento (pela parte
Que vai tomar de mim, terrestre [e] humana)
Foi, Senhora, pedir esta baixeza.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial