segunda-feira, dezembro 12

CONTRA A PENA CAPITAL NOS ESTADOS UNIDOS

Amanhã será morto Stantey, pela pena capital, a Amnistia Internacional, pede a todos os homens e as mulheres, que, em acção urgente, enviem a carta que segue abaixo. Ficam, também, algumas notas sobre aquele que vai ser executado.


Bem Comum, associa-se ao apelo e pede que todos enviem essa carta.


NOTAS BIOGRÁFICAS SOBRE STANLEY WILLIANS

Stanley Tookie Williams III, conhecido por Tookie, nasceu a 29 de Dezembro de 1953 em Nova Orleães. Sem a presença do pai, e distante da própria mãe, cresce no complicado bairro de South Central de Los Angeles.

Em 1979, com 17 anos, cria em conjunto com Raymond Lee Washington, o gang de rua “Crips”. Era generalizada a profusão de gangs em Los Angeles, praticando violência indiscriminadamente. Os “Crips” poderão ter surgido em resposta a este fenómeno, como forma de protecção da sua comunidade. No entanto, é o próprio Tookie que afirma que, apesar da existência desse sentimento, os “Crips” não podem ser vistos como os “bons da fita”, nem como algo positivo. Os “Crips” alastraram rapidamente. No ano em que foi criado, o gang já tinha membros por toda a Califórnia e as suas práticas já se tinham tornado tão violentas como as de qualquer outro gang da altura, verdadeiros arruaceiros que aterrorizavam bairros inteiros.

Também em 1979, Raymond é assassinado por um membro de outro gang, ao passo que Tookie é preso, acusado do homicídio de 4 pessoas num assalto. Em 1981, é declarado culpado e condenado à morte, apesar das suas permanentes alegações de inocência. Desde aí no corredor da morte na Prisão de San Quentin, é colocado em solitária em 1987. Ao fim de dois anos, inicia um processo de reflexão que o leva a constatar a gravidade do seu acto enquanto criador dos “Crips”. Este gang já encontra modelos copiados em 42 Estados, bem como na África do Sul e na SuÍça.

Perante tais factos, Tookie chega ao arrependimento total face à história violenta do gang. Inicia então um trabalho, que como o próprio explica, é dirigido aos mais jovens, pois são estes os que necessitam de algum modelo em que se possam inspirar e são aqueles que ainda podem fugir aos caminhos que ele próprio percorreu. Em 1996, lança a série de Livros Tookie Speaks Out Against Gang Violence dirigido aos jovens do ensino básico e, em 1998, o livro Life in Prison. Ambas as obras são dirigidas a jovens, procurando desencorajá-los da vida em gangs e nas ruas, mostrando as consequências da violência. O livro Life in Prison procura descrever a angústia de um condenado à morte, desmistificando a vida passada na prisão. Ambas as obras se sustentam na sua experiência, procurando chegar assim mais facilmente aos jovens que já se encontram em risco.

Simultaneamente, lança o Projecto de Internet para a Paz nas Ruas, em que liga jovens de bairros problemáticos da Califórnia e da Suíça, bem como de outros pontos do globo, incentivando-os à aprendizagem através do uso de computadores e à troca de experiências que os possa levar a evitar a vida de violência nas ruas.

Com o trabalho efectuado, Stanley Williams já foi nomeado 5 vezes para o Prémio Nobel da Paz e 4 para o Nobel da Literatura, pelo seu trabalho com estes jovens em situações de risco.

Stanley demonstra um profundo arrependimento sobre o seu envolvimento na violência de gangs, mas reitera a sua inocência nas mortes de que é acusado. No seu julgamento, constatou-se que a sua culpa foi formada sobre testemunhos de indivíduos, todos eles com algum tipo de acusação pendente, levando o próprio Tribunal de Recursos a declarar em 2002, que estes poderiam ser facilmente incentivados a mentir, em busca de um qualquer perdão ou atenuante para os seus casos.




Governor Arnold Schwarzenegger

State Capitol Building

Sacramento

CA 95814, USA

Fax: 00 1 916 445 4633

governor@governor.ca.gov

Lisbon, 30 November 2005

Dear Governor Schwarzenegger,

We are very concerned that Stanley Williams is scheduled to be executed on 13 December, for four murders occurred in 1979.

First of all, we would like to express our sympathy for the family and friends of Albert Owens, Yen-Yi Yang, Tsai-Shen Yang and Ye-Chen Lin It and to make clear that we are not seeking to condone the manner of their deaths neither minimize the suffering caused by those.

Despite of this, we urge Governor Schwarzenegger to recognize that this case is full of extraordinary facts. Starting by Stanley William’s absolute repudiation of his past acts in a gang. He also has been claiming his innocence for 25 years. It is a clear fact that, since his incarceration, he made successful efforts to change the violent conduct of others, making him an important figure and symbol of hope to many disadvantaged youth.

Adding to this facts it is the reference made by the US Circuit Court of Appeals for the Ninth Circuit that Stanley Williams’s “good works and accomplishments may make him a worthy candidate” for an act of executive clemency.

For all this facts, we would like to appeal Governor Schwarzenegger to grant clemency to Stanley Williams and to commute his death sentence.

Yours sincerely,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial