sexta-feira, março 31





O atentado terrorista que matou o antigo Primeiro-Ministro do Líbano, Rafik Hariri, provocou as maiores manifestações populares a que aquele país já assistiu e um movimento alargado pela paz, democracia e independência nacional que ficou conhecido como a "Revolução dos Cedros".

A comunidade internacional apoiou este movimento, nomeadamente através da adopção da Resolução 1559 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que decidiu a retirada das forças ocupantes do Líbano e o desarmamento das milícias.

Esta resolução foi o resultado, em larga medida, de um intenso trabalho levado a cabo pela diáspora libanesa em vários países - da Europa, da América do Norte, da América Latina, de África e da Austrália - que, após a sua adopção, se organizou na "Comissão Libanesa Internacional para a Aplicação da Resolução número 1559 do Conselho de Segurança das Nações Unidas", uma Organização Não Governamental Internacional fundada a 6 de Julho de 2005. O objectivo da "Comissão 1559" é a sensibilização da comunidade internacional para a necessidade da completa implementação da resolução das Nações Unidas.

Um ano depois da Revolução dos Cedros, de 14 de Março, a implementação da UNSCR 1559 estagnou, em larga medida pelo terror imposto à sociedade libanesa.

Desde o assassinato de Rafik Hariri, o Líbano assistiu já a 13 outros grandes ataques terroristas que tiveram como alvo os símbolos da liderança política e da opinião pública, o último dos quais, até ao presente, foi o assassínio de Gebran Tueni, jornalista e editor e deputado do Parlamento Libanês, associado ao trabalho da "Comissão 1559".

É neste contexto que os Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu, através do Deputado Paulo Casaca - ele mesmo membro da "Comissão 1559" - decidiram organizar uma homenagem a Rafik Hariri e a Gebran Tueni, para a qual têm a honra de convidar V. Exa..

Nesta homenagem, elementos das duas famílias - Nayla Tueni, filha de Gebran Tueni e jornalista e Saad Hariri, filho de Rafik Hariri, Deputado no Parlamento Libanês e Líder do Movimento "Corrente para o Futuro"- representantes de comunidades religiosas e personalidades da vida política e da sociedade civil de diversos países, nomeadamente Walid Jumblatt, líder do Partido Socialista Progressista do Líbano e Sua Eminência Nasrallah Sfeir, Patriarca dos Maronitas, vão usar da palavra e invocar a necessidade de construção de sociedades mais tolerantes.



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial