BOAS NOTICIAS
Ministério dá apoio prioritário a escolas
A contratação de psicólogos e assistentes sociais ou o reforço dos efectivos de segurança são algumas das medidas excepcionais previstas para escolas inseridas em meios problemáticos, que podem candidatar-se a um apoio prioritário do Ministério da Educação.
De acordo com um despacho da tutela, orientado para as escolas “com elevado número de alunos em risco de exclusão social e escolar”, os estabelecimentos de ensino, sobretudo das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, podem negociar com o Ministério um contrato-programa que lhes permitirá aceder a um apoio financeiro e pedagógico adicional.
Para além do reforço de recursos humanos, em que podem também integrar-se especialistas em orientação profissional, mediadores culturais e auxiliares de educação, as escolas poderão ainda desenvolver outras estratégias para combater o insucesso escolar, como o aumento do apoio educativo aos alunos ou a diversificação das ofertas formativas. “A ideia é proporcionar condições para melhorar a vivência e os resultados e, desse modo, melhorar os níveis de integração social. Cada escola apresenta o seu próprio projecto, cabendo ao Ministério o acompanhamento e a disponibilização dos meios”.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial