domingo, outubro 29

ARTIGO PUBLICADO NO PRIMEIRO DE JANEIRO

Crónica publicada no Jornal O Primeiro de Janeiro, em 22/10/2006, da autoria de Joaquim Armindo:


ÁGUA VIVA


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS ÍNDIOS1


É para os missionários, especialmente o Conselho Índio Missionário, que muito lutaram para que as Nações Unidas aprovassem a Declaração Universal sobre os Direitos dos Povos Índios, que vai ser presente à sua Assembleia-geral, que teve início em 19 de Setembro, a alegria do dever cumprido. A igreja que muitas vezes esquece as pessoas, desta vez, como de outras, pugnou para que uma população índia estimada em 500 milhões pudesse obter um instrumento de defesa dos direitos dos povos índios de todo o mundo, apesar do Canadá e da Rússia terem votado contra em sede do Conselho de Direitos Humanos.

A declaração garante o direito de participarem nas decisões dos estados sobre a educação, saúde e propriedade da terra, através de representantes escolhidos e de acordo com a sua cultura. Os governos têm negado aos índios os direitos humanos mais fundamentais, nomeadamente a própria sobrevivência, e muitas empresas, sem qualquer ética, espoliam-lhes as terras e os seus recursos naturais, tratando-os, sempre, como os “maus da fita”, por isso esta declaração constitui um avanço grande, apesar de não garantir que na prática assim se proceda, porque não tem carácter obrigatório. Preservar a sua identidade, como a cultura, instituições políticas, económicas e sociais, são direitos naturais dos cerca de 5000 povos índios e aborígenes, que nós enquanto cristãos não poderemos nunca esquecer e defender e que os nossos missionários tão bem têm sabido compreender e caminhar conjuntamente não impondo nada.

Neste ano em que finalmente são reconhecidos os seus direitos, não poderemos deixar de referir com o peso que as palavras possuem o poema de uma aborígene: “Se vens para me ajudar/ estás a perder o teu tempo, / mas se vens porque a tua libertação/ se faz juntamente com a minha/ então vamos trabalhar juntos”. Foi com esta atitude que os missionários estiveram com estes povos, é ela a que como cristãos não deixaremos de aderir.

1 ver http://indios.blogspot.com


Joaquim Armindo

Mestrando em Saúde Ambiental e Licenciado em Ciências Religiosas

jarmindo@clix.pt

http://www.bemcomum.blogspot.com

Escreve no JANEIRO quinzenalmente.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial