"Contra a Pobreza"
Milhares de pessoas em todo o Mundo levantaram-se nas últimas 24 horas contra a pobreza. A iniciativa junta mais de 900 organizações internacionais em coordenação com entidades e movimentos sociais.
Em Portugal, Universidades, organizações juvenis e câmaras municipais portuguesas aderiram à iniciativa mundial para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
A iniciativa "Levanta-te contra a Pobreza" da campanha Pobreza Zero, consistiu em levantar milhares de pessoas no Mundo inteiro, durante um minuto, entre as 11h00 de domingo e as 11h00 de segunda-feira.
Mais de 900 organizações internacionais em coordenação com organizações e movimentos sociais de base em mais de cem países querem "promover a maior mobilização de sempre na história da luta contra a pobreza no Mundo".
A grande inovação desta iniciativa é o desafio proposto às pessoas para criarem o seu próprio evento "levanta-te". Uma vez realizado, o evento deverá ser registado no formulário on-line disponível no site pobrezazero.org.
O número mundial de participantes será anunciado terça-feira pelas Nações Unidas.
Erradicação da pobreza é prioridade da ONU
O objectivo desta acção é, para além de se estabelecer um novo recorde mundial para o livro do Guiness, chamar a atenção dos governantes para a necessidade de continuar a luta contra a pobreza global e cumprir com os objectivos.
Em 2000, os 191 Estados-membros da ONU assumiram o compromisso de erradicarem a pobreza extrema do Globo. Em 1990, os pobres representavam 28 por cento da população do Planeta; em 2002, o número caiu para 19 por cento, ou seja, cerca de mil milhões de pessoas viviam com menos de 80 cêntimos por dia. Para 2015, o Banco Mundial estima que a pobreza descerá para os dez por cento.
Em Portugal, dois milhões vivem no limiar da pobreza, dos quais meio milhão de idosos.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial