segunda-feira, setembro 26

ARTIGO PUBLICADO NO PRIMEIRA MÃO

Artigo publicado no Jornal Primeira Mão, da minha autoria, em 16/9/2005


APOIO A PINHO GONÇALVES

Estão a fazer doze anos que me encontrei na campanha eleitoral com Pinho Gonçalves. Éramos os dois candidatos pelo PS, ele por Vila Nova da Telha (que viria a vencer) e eu por Moreira (que perdi). Encontrei no homem devotado às causas do Partido Socialista, um bom camarada, a tal ponto que fundimos as duas campanhas, pois entendíamos que deveria nascer uma nova Vila, a de Pedras Rubras, com aquelas duas freguesias. Pinho Gonçalves tem a sua forma de agir, nem sempre convergimos, mas sempre dedicado ao Partido, e Socialista ainda hoje o é, embora tivesse pela força das circunstâncias e ética política de se desfiliar para concorrer como independente.

Na panóplia dos candidatos a Vila Nova da Telha conheço todos, excepto a “candidata” do meu Partido, por mais paradoxal que possa parecer; um bom homem o candidato da CDU, mas que lá não vai; um professor prestigiado do PSD/CDS, mas do qual não comungo as ideias, e Pinho Gonçalves da lista Independente, que com afinco tem procurado corresponder às necessidades esquecidas do poder da Câmara. Uma das quais e das mais vergonhosas é em tempo recorde terem construído alguns edifícios, e continuar a esquecer as paredes ao alto há quase oito anos.

Não digo que Pinho Gonçalves estivesse correcto quando há quatro anos, para gáudio do presidente da Comissão Politica do PS da Maia, decidiu concorrer como independente, com um apoio encapotado do então Presidente da Câmara, Dr. Vieira de Carvalho. E ele bem sabe que tudo fiz, juntamente com vários camaradas, para que tal não acontecesse. Discordei da sua estratégia, fui muito claro e ainda hoje lamento a atitude, que não foi punida pela Comissão de Jurisdição. Mas também não posso concordar que dias antes das eleições um panfleto assinado pela Secção de Pedras Rubras (na qual tinha acento, mas de que nada soube), fosse redigido em termos impróprios, e lhe tivesse dado a vitória. Pinho Gonçalves nesta altura fez o jogo que o presidente da Comissão Politica queria: que ele não concorresse, e disso não me posso esquecer nem deplorar tal facto.

Perante este cenário só poderia apoiar Pinho Gonçalves, homem generoso, batalhador e que tem no coração o desenvolvimento sustentado de Vila Nova da Telha. Tudo o mais, o que dizem, são atoardas de quem não sabe do que fala.

É que de facto a “candidatura” do Partido Socialista à Freguesia de Vila Nova da Telha, não está em conformidade legal com os Estatutos do Partido. A senhora dr.ª (ou licenciada?) que um dia destes fez o favor de me visitar em casa, estava eu em horas de trabalho, o que seria interessante porque, como disse nem sequer a conheço!, não foi aprovada na Assembleia de Militantes da Secção de Pedras Rubras, cujo presidente, é o actual candidato à Câmara da Maia. Diz o artigo 33.º dos Estatutos, na sua alínea c), que “No caso das secções de residência, [a Assembleia Geral] deve aprovar as candidaturas do PS às respectivas Assembleias de Freguesia”, o que sendo assim essa candidatura, porque nunca foi aprovada em sede própria, não existe, e, logo, não posso apoiar uma coisa inexistente. É caricato, e não é caso único, na Maia, este procedimento prepotente do presidente da Comissão Política, que esmaga com os seus próprios pés, os estatutos que jura defender. Assim sendo, espero pacientemente, que ao dar o meu apoio a uma Candidatura Independente me seja instaurado pelos órgãos do Partido o consequente processo disciplinar, por não cumprir uma nulidade porque contra-natura estatutária. Seria um bom exercício jurisdicional e uma clarificação de quem cumpre ou não os Estatutos ou, até, Moções de Estratégia aprovadas e imediatamente não seguidas, como no caso dos vereadores actuais do PS na Câmara da Maia, ao aceitarem cargos remunerados.

Pinho Gonçalves ao apresentar-se ao eleitorado despojado dos meios partidários, é um homem de coragem, assim como, muitos militantes do PS que constituem a lista. Não lhe dei o apoio antes da lista estar apresentada, para que fosse muito claro que ele é completamente desinteressado do ponto de vista pessoal, mas interessado como uma mais valia para a freguesia. Aqui os Vilanovenses (há quem lhes chame Vilatelhenses), poderão contar com um presidente a tempo inteiro, isto é, a sua vida será dedicada à qualidade que quer para o povo, e à concretização duma democracia participativa, como se depreende do seu programa eleitoral. Penso é que deverá ser mais reivindicativo, com este executivo camarário ou outro, menos “pobre-que-pede-à-porta-da-câmara”, e pode ter a certeza que nós povo de Vila Nova da Telha estaremos sempre na linha da frente com o seu Presidente.

Ao Pinho Gonçalves, que encontrei há doze anos, no combate autárquico pelo PS, desejo a vitória, na certeza que as causas e os princípios socialistas não se perdem, mas são uma constante da vida.

NOTA: Em alguns artigos publicados parece que discordam das actuais candidaturas do PS, cinco ou seis arruaceiros; cuidado amigos, veremos quantos seremos em 9 de Outubro.

Joaquim Armindo

Deputado Municipal do PS

1 Comentários:

Às 10:02 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Caro Colega, não gosto de interferir nas decisões do colega, pois cada um toma as suas decisões com base nas situações que lhe são causadas por outros, por isso, não pondo em causa a sua decisão, sou obrigado a dizer-lhe que nem tudo é verdade.
O Colega se gostar de ver as imagens do que aconteceu eu estou diponivel para as enviar.

Esta pergunta fiz ao Candidato do PSD agora faço a mesma ao Candidato Pinho Gonçalves que tem conhecimento de tudo e NAO FEZ NADA.

Ex.mo Senhor Eng. António Gonçalves Bragança Fernandes

É com profunda triteza que tomo a liberdade de-lhe enviar este mail,
mas tendo uma grande certeza que depois de tomar o devido conhecimento dos factos irá fazer valer a seguinte frase do seu manifesto:
"Uma grende alegria porque tenho em cada Maiato um amigo e uma grande serenidade porque sou um homem que cultiva consensos...".

V/Ex. com uma formação em Engenharia Civil e membro de varias instituições do ramo deve ficar surpreendido com a imagem que lhe envio. Mas esta imagem é real. A situação ocorre na Vereda dos Comendadores, Vila Nova da Telha, e por causa de não ter havido consenso entra a CMM, Empreiteiro Vila Atlantico e o loteador SIIMA, continuo hoje sem poder habitar a minha casa e tendo dois processos a correr, um no tribunal administrativo e outro no tribunal civel. Por isso e depois de ter lido o manifesto quero acreditar que com a intrevenção de V/Ex. a situação irá ser resolvida até ao fim do mes de Setembro, pondo fim ao sofrimento causado a minha Familia mais particularmente aos meus Filhos com 4 e 8 anos, podendo passar a dispor de uma
casa para retomar o seu real ambiente familiar que lhes foi tirado desde 29 de Dezembro de 2002.
Desde já lhe agradeço a sua intervenção no assunto.

Um forte Abraço
Da familia Lobão

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial