domingo, abril 16

ARTIGO PUBLICADO NO PRIMEIRO DE JANEIRO

Artigo publicado no Jornal O Primeiro de Janeiro, de domingo último, da autoria de Joaquim Armindo.


ÁGUA VIVA

EVANGELIZAR A IGREJA

Neste Domingo de Ramos, a aproximarmo-nos da Semana Santa, de férias, para alguns, percorremos todo um caminho durante a Quaresma, no qual fomos chamados a reflectir sobre as realidades cristãs. A Quaresma é uma provocação, no sentido de explorar as nossas atitudes e chamar à clarividência o que é, afinal, ser cristão neste mundo globalizado.

A Páscoa, prática ancestral e anterior à morte de Jesus Cristo, é a revolução, e “castiga” todos os conservadores, pela sua própria natureza. Os rituais pascais, em cada ponto do mundo, não possuem espírito, e baseiam-se na morte; uma morte, que sempre foi Vida, mas que continua a proliferar na Igreja Cristã, porque tem necessidade de lançar o medo, baseado numa fé, não esclarecida.

Foi esta a minha reflexão nesta Quaresma, e perante a apatia das Igrejas, quaisquer que elas sejam, interrogar-me fortemente se a Igreja não tem, com urgência, de ser Evangelizada, para de vez passar da morte, para a vida, na ressurreição da alegria. Eu creio, que todos nós, cristãos como eu, precisamos dessa evangelização do Espírito do Pentecostes, e Ele encontra-se muito mais no mundo, que nós rejeitamos, do que nos nossos piedosos actos em templos fechados, aos Filhos de Deus, as mulheres e os homens da humanidade.

Os nossos actos cheiram a bafio e a preguiça, os nossos sacrifícios são inúteis práticas, o que importa a Deus é o Amor, e a Igreja (a que pertenço) e seus grupos, meteram a evangelização nas gavetas, trocando-a por laudatórias práticas, que nada custam, em vez de lutarem com-paixão pelas causas do Evangelho.

Esta Igreja, Santa e Pecadora, não deve ter medo de se deixar evangelizar pelo mundo, onde reside o Espírito, porque só assim será o sinal, de que não é amorfa, amante de chás de amigos(as), mas que se deixa possuir pelas sarças ardentes, que existem por aí, nos cantos e esquinas da cidade.

Esta a minha reflexão quaresmal, que aqui deixo.

Joaquim Armindo

Licenciado em Engenharia e Ciências Religiosas

jarmindo@clix.pt

http://www.bemcomum.blogspot.com

Assina esta coluna quinzenalmente.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial