quinta-feira, julho 20

Bispo de Santarém aposta na formação dos leigos
.
D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém, considera que a celebração dos 30 anos da criação da Diocese foi uma oportunidade para dar mais importância “à estruturação da co-responsabilidade dos fiéis na vida da Igreja”.

Em entrevista ao quinzenário diocesano “Porta do Sol”, o Bispo destaca algumas iniciativas deste aniversário, como a ordenação dos primeiros Diáconos Permanentes; a solidificação de alguns conselhos pastorais vicariais; a criação do Conselho Pastoral Diocesano; o encontro na Sé com as crianças da Primeira Comunhão; o encontro com as Confrarias tendo em vista a sua revitalização; o encontro com os autarcas da Diocese; uma campanha de angariação de fundos em ordem ao restauro do edifício do Seminário, cujas obras iniciarão em fins de Julho.

“São iniciativas menos vistosas mas que podem desenvolver uma maior participação na missão da Igreja”, assegura.

Quanto à aposta na foramçaõ dos leigos, D. Manuel Pelino considera que “têm aumentado o número e a preparação dos leigos empenhados na vida da Igreja”, mas lamenta que muitos católicos ainda não tenham “uma plena identificação com a Igreja, pois não a sentem como sua nem lhe prestam o seu contributo”.

“Precisamos de ultrapassar a perspectiva clerical em que o clero absorve todas as tarefas e responsabilidades. O rosto da Igreja deveria ser o de uma comunidade com ministérios diversos que surgem da riqueza dos dons do Espírito Santo, concedidos a todos para o bem comum”, ponta.

Nesse sentido, o Bispo de Santarém admite que “precisamos de prestar mais atenção aos carismas dos fiéis, definir novas tarefas e entregá-las a leigos e, ainda, pensar em novos ministérios laicais”.

A ordenação dos Diáconos Permanentes situa-se, segundo D. Manuel Pelino, nesta preocupação de desenvolver a co-responsabilidade, embora o ministério dos Diáconos não seja um ministério laical mas um ministério ordenado. “Espero que sejam um incentivo a uma maior identificação com a Igreja e a uma participação mais ampla de todos os fiéis”, revela.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial