segunda-feira, outubro 9

Novo certificado de responsabilidade social deve ser lançado em 2008

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil


download gratuito

Rio de Janeiro - Empresas brasileiras socialmente responsáveis vão poder, a partir de 2008, usar como parâmetro de atuação nessa área a certificação internacional ISO 26000, que tem como base a norma ABR 16001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo o diretor de Normalização da ABTN, Eugenio Guilherme Tolstoy de Simone, o selo internacional serve para que as empresas demonstrem à sociedade que seguem determinados princípios, no caso com relação aos projetos de responsabilidade social.

“Muitas vezes, as pessoas confundem responsabilidade social com filantropia. Então, o empresário polui, trata mal os empregados, não paga os direitos trabalhistas, mas pinta a igreja do bairro e diz que faz responsabilidade social”.

Ele lembra que uma atuação socialmente responsável está ligada a questões como ética nos negócios e relacionamento com as partes interessadas, condutas enraizadas no conceito de qualidade.

“Qualidade é você dar satisfação a todos os envolvidos: ao trabalhador, ao consumidor do seu produto, ao meio ambiente, à vizinhança, ao governo, a tudo isso”.

Na avaliação dele, a atuação nessa área acompanha a tendência mundial. Simone cita o exemplo de um fabricante de artigos esportivos, patrocinador da Copa do Mundo, que perdeu "grande fatia do mercado" no mundial de 1994, quando foi divulgada a notícia de a empresa usava mão-de-obra infantil na Ásia. “Todo mundo deixou de comprar os produtos, e a empresa teve que reverter isso”.

Em relação ao ISO 26000, Simone diz que o selo servirá "mais como um guia". Quando editado, em 2008, será adaptado às características do Brasil e terá caráter voluntário. Até lá, o Brasil o continuará com a norma ABNT ABR 16001, adaptada à certificação internacional.

A discussão sobre a necessidade de criar um certificado de responsabilidade social começou no final de 2002, encabeçada pela entidade internacional ISO (International Organization for Standardization). A partir daí, a ABNT constituiu um grupo no Brasil para desenvolver uma norma nacional. Foi criada, então, a ABNT ABR 16001.

Simone ressalta, ainda, que a eventual decisão de obrigar o cumprimento da norma compete exclusivamente a governos agências reguladoras.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial