APOSTA NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS
A Serra de Montemuro, nas freguesias da Panchorra e Feirão, vai receber o primeiro parque eólico do concelho de Resende. Trata-se de um grande investimento que irá produzir cinco vezes mais energia que a utilizada pelo concelho, com uma potência total de 34 MW.
Está prevista uma produção média anual de energia eléctrica de 100 GWH, ou seja, “cinco vezes maior do que a média de consumo do concelho, o que revela a importância deste projecto para a própria economia nacional”.
A energia produzida pelos aerogeradores será conduzida a uma subestação, um edifício com cerca de 200 metros quadrados, onde ficarão também os equipamentos necessários ao funcionamento e controle do parque. Da subestação, a energia será “transportada numa linha eléctrica com cerca de seis quilómetros de extensão” até ao ponto de interligação com a rede pública, “onde será posteriormente distribuída para consumo”.
Resende passará a ser contribuinte das políticas nacionais na área das energias renováveis e não poluentes.
A Câmara garante que o projecto de construção e exploração do parque foi sujeito a um “rigoroso Estudo de Impacto Ambiental multidisciplinar”. “O estudo permitiu a elaboração de um mapa topográfico detalhado com a indicação precisa de todas as zonas de protecção e de não intervenção durante toda a fase da obra, assegurando que todos os impactos ambientais resultantes da construção e exploração do parque eólico serão de carácter não significativo”,
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial