Museu da castanha
Um museu dedicado à castanha vai ser inaugurado amanhã em Aldeia do Bispo, na Guarda, para mostrar às gerações actuais aspectos ligados a uma produção que já foi a principal referência económica da freguesia.
O espaço museológico, instalado numa casa típica recuperada para o efeito, visa contribuir para a preservação da cultura local, mostrando às gerações actuais aspectos ligados ao passado e às vivências da freguesia próxima da cidade da Guarda.
Uma cozinha antiga, louças, arcas para guardar castanhas e o caniço (local da cozinha, por cima da lareira, onde as castanhas eram secas, durante os meses de Inverno) fazem parte do espólio do museu que ocupa o rés-do-chão do edifício. O mesmo espaço disponibiliza uma exposição permanente dedicada ao “Ciclo da Castanha”, que permite ao visitante, “de uma forma muito simples e clara, acompanhar todo o percurso biológico deste precioso fruto do Outono”
O museu também permite que o visitante conheça toda a temática associada à diversidade de funções da castanha, “nomeadamente na alimentação, na economia familiar, na medicina tradicional, na cultura, no artesanato, na tradição oral e lúdica”.
Originalidade acima de tudo.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial