quarta-feira, janeiro 17

Homenagem a Miguel Torga






O ano de 2007 vai ser dedicado às comemorações do centenário de Miguel Torga, que nasceu a 12 de Agosto de 1907 em Sabrosa, Vila Real, e faleceu a 17 de Janeiro de 1995, em Coimbra. O escritor transmontano vai ser homenageado com espectáculos musicais, peças de teatro, apresentação de livros, roteiros, concursos de fotografia e no lançamento de um selo comemorativo até ao final do ano.

«Torga – Retratos e Paisagens» dá nome a um concerto itinerante da Camerata Senza Misura que vai às cidades de Vila Real, Caldas do Gerês, Porto (Casa da Música), Coimbra, Bragança, Guimarães, Chaves, Santiago de Compostela e Zamora, em Maio, Julho, Setembro e Outubro. Este agrupamento de câmara foi formado em Novembro de 2002 e conta com nove músicos em sopros, cordas e piano.

O destaque de Março vai para a peça «Miguel Torga – Diário (I-XVI)», com direcção de João Pedro Vaz, em cena nos palcos dos teatros municipais de Vila Real, Bragança e Coimbra (Sá de Miranda). Com estreia marcada para 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, a peça refere-se a seis décadas de notas de Miguel Torga depois de ter concluído o curso de Medicina, em 1933, de partir para ‘O Reino Maravilhoso’ (Brasil), do regresso ao Portugal dos anos 40, das viagens e das consultas do Dr. Adolfo Correia da Rocha.

Em Abril, dia 21, terá lugar a performance «Quando Torga partiu para o Brasil», em plena viagem de comboio turístico entre Vila Real e o Peso da Régua. Durante o percurso encena-se uma reconstituição do episódio marcante na vida do escritor baseada n’«A Criação do Mundo».
No âmbito das itinerâncias estão programadas duas mostras. O espólio bio-bibliográfico do contista exímio, mas também do romancista, ensaísta e dramaturgo, abre-se à divulgação e compreensão da sua obra de Maio a Dezembro, percorrendo o Norte do País – Vila Real, Bragança, Chaves, Amarante, Vila Nova de Famalicão e Braga – e visita Santiago de Compostela.

Nas artes plásticas, a mostra «Retratos e Paisagens» parte da Cooperativa Árvore, no Porto, que convidou alguns artistas contemporâneos de diversas gerações a realizar duas telas cada, com o mesmo formato e dimensão. A unidade que resulta deste trabalho inspirado na personalidade e obra de Torga será exposto nas cidades de Vila Real, Chaves, Lamego, Bragança e Zamora, a partir de Julho. Recorde-se que foram mais de 50 as obras que o escritor publicou desde os 21 anos.

De Julho a Agosto vai ser apresentado o livro de fotografia «Diário Douro», que se propõe fazer uma unidade visual do universo torguiano, servindo-se de uma selecção de textos do «Diário».

A obra será apresentada em diversas localidades transmontanas e durienses, como Peso da Régua, Macedo de Cavaleiros, Freixo de Espada à Cinta e São João da Pesqueira.

No dia 28 de Setembro, Vila Real promove o seminário «Torga: Outras Leituras», que visa uma abordagem interdisciplinar do homem e da obra, pela Antropologia, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. De Março a Dezembro, o debate acontece também em Sabrosa, com um Ciclo de Estudos sobre o desenvolvimento regional. A câmara municipal vai ainda inaugurar circuitos torguianos durante os meses de Junho e Setembro. Várias localidades vão ser palco de sessões de contos baseados na obra, a cargo do grupo Os Contadores de Histórias.

A 2 de Junho, realiza-se o Roteiro de Miguel Torga, em Sabrosa e Vila Real, no âmbito do projecto «Um Rio de Letras», no qual os participantes vão ter a oportunidade de conhecer os locais que mais influenciaram a criatividade do escritor.

Também no humor Torga será homenageado, de 23 de Junho a 31 de Julho, durante o Salão Luso-Galaico de Caricatura, em Vila Real. Nesta cidade, o poeta Manuel Alegre irá proferir uma palestra sobre o escritor.

O Museu do Douro, por sua vez, desenvolve ao longo de 2007 o «Projecto Postal Torga». Trata-se de um intercâmbio escolar que cria uma rede de leitura da poesia de Miguel Torga, que se estreou com o volume «Ansiedade» em 1928. O projecto recorre ao correio tradicional e electrónico, a visitas guiadas e às rogas – ranchos de homens e de mulheres que animavam com os seus cantares a faina das vindimas ao som dos bombos, ferrinhos, braguesas e concertinas – na prosa e poesia do autor homenageado.

As comemorações encerram em Dezembro, com o lançamento no dia 14 do DVD «A Terra antes do Céu», de João Botelho. Em filme estão registadas diversas criações: a musical, de compositores contemporâneos que se inspiraram nos textos de Torga; a plástica, de pintores que transfiguraram personagens ou passagens do ‘Reino Maravilhoso’; e material, das pedras, dos montes e dos corações de homens e de animais do universo torguiano.

Miguel Torga, cujo nome de baptismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, e faleceu a 17 de Janeiro de 1995, em Coimbra.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial