domingo, fevereiro 25

COMUNICADO DO VEREADOR DA CULTURA




Tendo em conta a estranha polémica que se tem levantado sobre as Comemorações do 25 de Abril, que a Câmara Municipal da Maia atempada e legitimamente decidiu organizar, na minha qualidade de Vereador subscritor da proposta de organização das citadas comemorações – que foram aprovadas por unanimidade pelo Executivo -, venho através da presente esclarecer o seguinte:

1. As comemorações organizadas pela Câmara Municipal da Maia forma concebidas com o objectivo único de envolver o maior número possível de jovens do Concelho da Maia em actividades que pela sua natureza estimulem o espírito de cidadania e aportem conhecimentos sobre o que foi o 25 de Abril.

2. Estas comemorações não impedem, como é evidente, que outros órgãos municipais, como por exemplo a Assembleia Municipal organizem, sobre a questão, as actividades que entenderem.

3. A Câmara Municipal da Maia convidou o Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Maia para integrar a Comissão de Honra, que é constituída – para além do referido – pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal e pelo Senhor Presidente da Junta da Freguesia da Maia, na sua qualidade de Presidente de Junta há mais tempo em exercício de funções no nosso Concelho.

4. A Comissão Executiva é constituída por mim próprio, pelo Senhor Vereador do Pelouro da Juventude, pela Senhora Vereadora Sandra Lameiras em representação do Partido Socialista e por um representante da Assembleia Municipal, a designar por esse órgão.

5. É pura infâmia afirmar-se que estas comemorações organizadas pela Câmara Municipal da Maia visem atingir a dignidade e o prestígio de qualquer outro órgão autárquico.

6. A Câmara Municipal da Maia sempre apoiou a Assembleia Municipal da Maia na organização das festividades sobre o 25 de Abril decididas desenvolver pelo referido órgão, nomeadamente através do pagamento de todas as despesas inerentes. Só não o fez no ano passado porque a Assembleia Municipal da Maia decidiu não comemorar o 25 de Abril, por razões que não cabem nem à Câmara Municipal nem aos seus membros ajuizar.

7. As comemorações de iniciativa camarária decididas para este ano seguem um modelo completamente distinto do tradicional, optando pelo envolvimento e participação activa da juventude, facto que levou a própria Associação 25 de Abril a conceder um apoio substancial, nomeadamente através da cedência de materiais expositivos de grande valia, das quais se destacam o Painel de Santarém e o acervo fotográfico de Eduardo Gajeiro.

8. Ninguém, no seu perfeito juízo, pode criticar a Câmara Municipal da Maia por comemorar o 25 de Abril, e muito menos criticá-la por ter optado em fazer do 25 de Abril uma festa para a juventude, com claros objectivos lúdicos e pedagógicos, facto que se constata pela simples análise da programação.

São também ilegítimas quaisquer outras leituras e afirmações que mais não passam de tentativas de boicotar a grande Festa da Liberdade.

O Vereador do Pelouro da Cultura da

Câmara Municipal da Maia

Mário Nuno Neves


Texto e foto do blogue "cidadaniamaia"


COMENTÁRIO:

Nunca a Câmara Municipal da Maia comemorou o 25 de Abril, por isso se estranha, mas louvamos. No entanto, não fora este comunicado, não saberiamos das intrigas, que se há, são dos corredores dos políticos, porque aos cidadãos da Maia nada dizem.


Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial