segunda-feira, agosto 30

CONCLUINDO A LEITURA DA REVISTA "BÍBLICA"



Terminando a leitura da Revista dos Frades Capuchinhos "Bíblica", de Setembro/Outubro:

1.-Um excelente artigo da autoria de frei Bento Domingues, "A teologia das realidades temporais", nos anos 40 do Vaticano II e da Pacem in Terris, refere:

"O diálogo ecuménico marca passo. A geografia do campo religioso alterou-se de forma significativa. O diálogo religioso alterou-se de forma significativa. O dialogo inter-religioso, apesar de ter produzido muita literatura, ainda está numa fase incipiente."

"Já não é o mundo da "guerra fria", mas também não é o mundo da Paz. Multiplicaram-se as guerras e,com o 11 de Setembro, ao fundamentalismo islâmico, respondeu o fundamentalismo religioso, bélico e político dos Estados Unidos. O Afeganistão, o Iraque - e que dizer do conflito israelo-palistiniano?-são alguns dos exemplos desta situação".

Afirma que :

"num mundo cada vez mais globalizado, mas onde cresce, escandalozamente, o fosso entre ricos e pobres" e que " O que há de novo, desde o Vaticano II, é a queda do muro de Berlim, o novo Muro de Israel, o 11 de Setembro, o unilateralismo dos Estados Unidos, a crise da ONU, os caminhos da União Europeia, a situação do Médio Oriente, o confronto com os Países Árabes e Muçulmanos, as incógnitas sobre o destino da Ásia e da América Latina, a tragédia de África."

Para acabar:

" Porque a situação da ciência e da tecnologia, dos Direitos Humanos, da economia, da ecologia, da política, da cultura, dos meios de comunicação e da paz, alterou-se radicalmente e não sabemos que futuro nos espera ou podemos realizar."

2.- Revela, a Revista, ainda, uma declaração conjunta dos líderes das Igrejas cristãs, em que protestam mais uma vez "contra o muro de betão erguido por Israel entre o seu país e os territórios palistinianos", que eles consideram um obstáculo para o processo de paz na Terra Santa.

Esta excelente revista, pode ser visitada em www.difusorabiblica.com

Tem um custo de 1,20 Euros, que serão bem empregues para os cristãos e para todos os seres humanos de boa-vontade. A comprar.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial