NO FIM DO ANO: 40 000 JOVENS EM LISBOA
A Comunidade Taizé, organiza o seu habitual Encontro de Jovens, este ano em Lisboa. Esperam-se 40 000 Jovens de todo o mundo. Voltarei ao assunto, agora deixarei uma das cartas daquela Comunidade Ecuménica, sobre o assunto.
Caros amigos
Esperamos que estejam bem.
Desde meados de Setembro que a preparação do Encontro Europeu em Lisboa tem tem absorvido quase todo o nosso tempo. Tudo parece estar bem encaminhado. Alegramo-nos por ver tanto entusiasmo e por confirmar que de facto este Encontro era esperado por muitos.
O Encontro Europeu deste ano será certamente uma ocasião única para viver uma experiência destas em Portugal. Gostaríamos de convidar os grupos de jovens de todo o país a participar.
Aqueles que pertencem a paróquias que vão receber os participantes no Encontro (paróquias das dioceses deLisboa, Setúbal e Santarém, a menos de uma hora em transportes públicos do Parque das Nações) já estão a ser contactados e informados sobre como podem participar.
O irmão José-Ramon está a viajar pelo país, com o objectivo de visitar também as outras Dioceses e de convidar os jovens a vir até Lisboa no fim do ano. No entanto, para que o convite chegue a todos, seria bom que nos ajudassem a partilhá-lo.
Sabemos bem que, embora todos os meios de divulgação sejam importantes, a informação passa sempre melhor através deum contacto pessoal do que por Internet, e-mails, cartazes, jornais, rádiosou e televisão. Sabemos também que é muito diferente dizer a um jovem: «Vai haver um Encontro Europeu em Lisboa!» ou: «Eu vou ao Encontro Europeu em Lisboa. Queres vir comigo?» Será que todos os que tiverem disponibilidade para isso poderiam tentar organizar grupos de jovens para vir a Lisboa? Professores, catequistas, animadores de grupos de jovens, mas também pais, jovens com maturidade ou pessoas capazes de liderar grupos: como organizar e mobilizar os jovens para virem ao Encontro em Lisboa?
As inscrições para o Encontro serão feitas através dos serviços depastoral juvenil de cada Diocese. Alegrámo-nos quando soubemos que há dioceses que estão a propor aos jovens um transporte para Lisboa em conjunto. Algumas lançaram a ideia de levar a Lisboa pelo menos um ou dois jovens por paróquia... será que todas as paróquias poderiam estar representadas no Encontro em Lisboa?
Há também paróquias, escolas e movimentos que decidiram organizar um transporte em comum para o seu grupo de jovens. Certamente que os jovens se poderão inserir melhor na dinâmica do Encontro se vierem acompanhados e viajarem em grupo do que se tiverem que viajar individualmente. Alguns têm-nos questionado sobre a possibilidade de virem a Lisboa encontrando eles o seu próprio alojamento. Essa possibilidade existe (pedimos apenas que indiquem na inscrição onde serão alojados, para podermos prever a participação no programa das manhãs nas paróquias), mas perde algo da riqueza de sermos recebidos por alguém que não conhecemos e que decide abrir as portas de sua casa para acolher por causa de Cristo.
A comparticipação nos custos do Encontro é a mesma para quem encontra o seu alojamento e para quem é alojado por nós, pois todas as famílias vãoreceber gratuitamente.
Também temos sido abordados sobre a possibilidade de virem a Lisboa apenas um ou dois dias durante o Encontro. Quem quiser poderá passar por Lisboa e ir a algumas actividades do Encontro. No entanto, a diferença entre assistir a uma ou outra actividade ou participar no Encontro no seu todo é enorme.
É como passar uma tarde por Taizé ou viver lá uma semana... Apenasaceitaremos inscrições para a totalidade do Encontro, que será de 28 de Dezembro a 1de Janeiro.
Aqueles que tiverem disponibilidade para chegar a Lisboa dois dias antes e vontade de ajudar (fazendo o que lhes for pedido, com responsabilidade e maturidade), deverão inscrever-se como voluntários para chegar no dia26/12. Precisamos de muitas centenas de voluntários para as equipas de trabalho,de animação e para o coro.
O valor da inscrição é o mesmo para quem chega dia 26 e para quem chega dia 28 de Dezembro. Para os jovens portugueses, o valor da participação nas despesas doEncontro será de 65 euros. No entanto, pedimos a todos os que puderem para dar 5 ou 10 euros a mais, de solidariedade, para que os jovens dos países de Leste (que têm menos possibilidades económicas e terão que pagar uma longaviagem para chegar a Lisboa) possam dar menos para a sua inscrição no Encontro.
Aos adultos que querem vir ao Encontro em Lisboa mas não vêm a acompanhar grupos de jovens pedimos o dobro (130 euros). As inscrições terminam em princípio no dia 31 de Outubro. Com os atrasos no começo do ano escolar, talvez este prazo seja para alguns impossível de respeitar... Mas não vamos desistir à partida: façamos os possíveis para ter as inscrições no fim do mês! Claro que, se não o conseguirmos, poderemos depois tentar alargar o prazo limite de inscrição.
Estamos a enviar regularmente pequenos e-mails com notícias sobre a preparação do Encontro. Estas notícias dizem respeito sobretudo àpreparação na Região de Acolhimento.
Quem os quiser receber poderá inscrever-se em:
Lembramos que este será o vigésimo-sétimo Encontro Europeu e o primeiro em Portugal! Não sabemos quando será o próximo...
Ficamos à vossa disposição para qualquer esclarecimento.
irmão David
irmão João
Taizé - Encontro Europeu de Jovens, Seminário dos Olivais, 1885-076 Moscavide- Portugal
Telef.: 21 944 92 00
Contactos: info@taize-lx.net www.taize.fr
A DIOCESE DO PORTO DEVERÁ ESTAR PRESENTE A ESTE ECUMÉNICO ENCONTRO.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial