sexta-feira, janeiro 14


Grupo de Amigos do Programa FEIRA FRANCA

Feira Franca:mesmo depois de morto...

Luís Marinho, director de informação da RTP, disse, ontem, durante a apresentação aos jornalistas de Passeio Público, que este constitui «um marco, na nova linha de programação da Antena 1» - Diário de Notícias (7/1/2005)
O responsável, (...) garantiu que Passeio Público contará com emissões «viradas para a frente, viradas para o futuro» - Diário de Notícias (7/1/2005)
Confrontado com eventuais semelhanças entre o novo programa e o Feira Franca, suspenso em Julho do ano passado, Luís Marinho disse que (...) as "comparações com outros programas" são sempre "inevitáveis" - Público de 7/1/2005
Passeio Público’ vem assim substituir ‘Feira Franca’, entretanto extinto, dando continuidade a um estilo de programa que se pretende mais moderno e virado para um público urbano - Correio da Manhã (7/1/2005)
Este programa semanal (...) é dedicado às tradições regionais e aos valores dos concelhos de Portugal - Diário Digital (07/01/2005)O Passeio Público (...) ocupa o lugar deixado vago pelo fim do Feira Franca - Público de 9/1/2005

Depois de tudo isto, a única referência ao tal "novo" programa está em http://ovar.info/:

Usaram Ovar!

Segunda, 10 de Janeiro de 2005

Com grandes parangonas de informação nacional a Antena 1 anunciou para Ovar o arranque do programa “Passeio Público”, que vem substituir o saudoso Feira Franca, mandado suspender em Julho.
Não houve “passeio”, nem “público”. Ovar não teve culpa, mas serviu de cobertura para mais uma operação de emprego de uma amiga do Santana.
À pressa, porque as eleições vêm aí, o PSD está preocupado e até ao lavar dos cestos é vindima.Sou um dos (mais de mil) que assinaram abaixo assinado contra o fim de um programa da Antena 1 que sabia fazer a festa e conhecia as cores da nossa terra. Aí se protestava também contra a intenção de despedir o responsável pelo programa (Rui Dias José) que vi numa transmissão aqui ao pé (em Estarreja no palco grande das Festas daquele concelho).E fui um dos poucos que passaram ontem de manhã pelo Largo do Tribunal. Não tem nada a ver, falta a alegria de amar as nossas coisas, falta força, falta verdade.É tudo “faz de conta”! Mas a senhora já tem emprego e do Rui Dias José não se sabe(...)Triste é usarem gente de Ovar, grupos de Ovar e terra de Ovar para uma vergonha destas.RaimundoAPinto

De todas as bandas, de todos os lugares, vozes em defesa do Feira Franca. Esta veio do Barroso:

Cada Domingo, vá a missa, mas não perca aFeira Franca...António Lourenço FontesPadre, estudioso da cultura do Barroso, animador cultural, criador dos Congressos de Medicina Popular

FEIRAFRANCA400 ProgramasQuase 10 anosde estrada..
.
O Feira Franca é um dos melhores programas da rádio nacional. Quem goste de Portugal, das aldeias, dos seus costumes, tradições, encontra em Rui Dias José um guia de qualidade. Participei já em 4 deles e foram eles que deram grande impulso às terras e valores que difundimos: o fumeiro e vitela de Barroso e o congresso de Vilar de Perdizes. E porque são programas de muito esforço, saber e dom de reunir e dar voz ao povo, são raros e caros. A riqueza de uma grelha radiofónica não se mede pelos anúncios, programas feitos de futebol, ou noticiários repetidos, copiados de papel, mas sim pela descoberta do país real, do mais recôndito, ignoto, variado. É preciso correr montes e vales, feiras e festas, na procura da pessoa certa, sábia, de memória viva e gosto arreigado à fala, à crença. à arte, à vida rural. Quanta alegria e saudade ao ouvir vozes e anseios dos povos! E o emigrante, que apenas tem na rádio a companhia do trabalho para reviver a sua terra!Calar estas vozes é a ditadura da mentira, do mais forte.

Cada Domingo, vá a missa, mas não perca a Feira Franca de Rui Dias José, esteja em Vilar de Perdizes, Serpa,ou na aldeia mais perdida e pequenina do país.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial