NÚMERO DE JUNHO DA AUDÁCIA
Saiu o número de Junho da Audácia, dedicado as crianças, um número como todos os outros cheio de bons artigos, a não perder.
O melhor do mundo
«Grande é a poesia, a bondade e as danças… Mas o melhor do mundo são as crianças.»
Fernando Pessoa escreveu estes versos tão inspirados no poema «Liberdade».
JOSÉ VIEIRA
As crianças, cerca de dois mil milhões, são, de facto, o melhor do mundo, o futuro. Mas mais de mil milhões passam mal.
As crianças, cerca de dois mil milhões, são, de facto, o melhor do mundo, o futuro. Mas mais de mil milhões passam mal.
O relatório de 2005 sobre o estado da infância mundial, elaborado pela UNICEF, traz um título perturbador: «A infância é uma experiência brutal para metade das crianças.»Há três grandes papões que roubam às crianças do mundo inteiro o direito a uma infância feliz.
Chamam-se pobreza, guerra e sida.
Pobreza: Mais de uma em cada três crianças vive em casas sem condições; uma em cada cinco não dispõe de água boa para beber; uma em cada sete não consulta um médico quando está doente.
Dois milhões de crianças são obrigadas a prostituir-se; 1,2 milhões são traficadas; 300 milhões não têm acesso à televisão, rádio ou jornais; 140 milhões – na maioria meninas – nunca foram à escola; 90 milhões passam fome.Guerra: Entre 1990 e 2003, seis dezenas de guerras fizeram 3,6 milhões de vítimas.
Quase metade eram crianças.Sida: Em 2003, o vírus matou 2,9 milhões e infectou 4,8 milhões, deixando órfãs 15 milhões de crianças. Há algumas luzes de esperança neste céu escuro, como as quebras substanciais na mortalidade infantil e na malnutrição; a água potável chega a mais gente. Estes avanços salvaram um milhão de crianças da morte.
E a batalha contra o pólio está praticamente vencida.
As Nações Unidas aprovaram em 1989 a Convenção dos Direitos da Criança. Já é tempo de os governos a passarem do papel para a realidade, dando às suas crianças condições de vida que possibilitem o desenvolvimento a que todos os seres humanos têm direito.
Por mais que não seja, porque delas depende um futuro melhor.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial