quarta-feira, julho 12




Dados do Instituto do Ambiente
Poluição por ozono excede limiar de informação no Vale do Ave e Vale do Sousa
11.07.2006 - 15h34 PUBLICO.PT

A concentração de ozono troposférico na zona do Vale do Ave e Vale do Sousa excedeu hoje o limiar de informação ao público, que é de 180 microgramas por metro cúbico, segundo dados do Instituto do Ambiente.

Uma das estações do concelho de Santo Tirso, que dá a concentração de ozono para a zona do Vale do Ave, registou entre as 12h00 e as 12h59 190 microgramas por metro cúbico. A outra estação de Santo Tirso registou enre as 13h00 e as 13h59 204 microgramas por metro cúbico.

Quanto ao Vale do Sousa, a única estação de medição, localizada no concelho de Paços de Ferreira, registou entre as 11h00 e as 11h59 uma concentração de 190 microgramas por metro cúbico.

Esta foi a primeira vez este mês que foi excedido o limiar de informação ao público. Desde 1 de Janeiro deste ano isso já aconteceu 15 vezes.

Em Junho, um relatório da Agência Europeia de Ambiente revelou que Portugal foi o país da União Europeia em que a poluição por ozono atingiu valores mais elevados em 2005, tendo excedido várias vezes o limiar de informação ao público.

Os níveis de ozono atingem valores particularmente altos nos dias de maior luminosidade, de maiores temperaturas e de grande estabilidade atmosférica junto à superfície, que favorecem a acumulação destes poluentes associados ao tráfego automóvel e à indústria.

Durante os episódios de poluição, as pessoas mais sensíveis (crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com problemas respiratórios) devem evitar inalar uma grande quantidade de ar poluído, especialmente no período mais quente, e reduzir a actividade física ao mínimo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial