segunda-feira, julho 31

Site sobre a vida e obra de Fernando Lopes Graça



O site insere-se no programa comemorativo do centenário do nascimento do compositor e, além de estabelecer ligações com outros endereços electrónicos, disponibiliza informações biográficas, sobre a sua obra, discografia e bibliografia do autor de "Canções heróicas".
Nascido em Tomar, Fernando Lopes Graça começou a tocar piano por instinto no hotel do pai e ainda na sua cidade natal iniciaria os estudos de música, que prosseguiria em Lisboa.
Considerado "uma das figuras mais emblemáticas do século XX", Lopes Graça escreveu centenas de composições, música para bailado, concertos para piano, harmonizações para músicas tradicionais portuguesas e um Requiem pelas vítimas do fascismo.
Opositor ao Estado Novo, foi preso, exilado, destituído das suas funções de docente e até a sua música esteve proibida nas décadas de 50 e 60 do século passado.
Só no princípio da década de 70 a sua música voltou a ser ouvida no Teatro de São Carlos, em Lisboa.
O endereço www.lopes-graca.com dispõe também de uma rádio on-line que permite ouvir fragmentos de peças gravadas de Lopes Graça nas edições em CD apoiadas pelo Ministério da Cultura.
Fernando Lopes Graça morreu a 27 de Novembro de 1994 na sua casa na Parede (Cascais).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial