quarta-feira, agosto 16

DO BLOGUE A NOSSA RÁDIO

Audiências de rádio: o debate está lançado!

Positivo foi o esforço de relançar o debate acerca do modo anómalo como são efectuados os estudos de audiência do medium rádio. De diversos blogs vieram desafios e contributos. Clique nos links para perceber o âmbito e o alcance das diversas intervenções:

Vale a pena passar por um conjunto de textos acerca da mediação de audiências de rádio. Todos eles críticos face ao modelo ainda adoptado em Portugal e que, de facto, levanta algumas questões. - Rádio e Jornalismo

Mas poderão os indicadores apontados por este sistema estar longe da realidade? Muitos respondem “sim” a esta pergunta, porque, na era da mobilidade (telemóvel, Internet sem fios, etc.), a Marktest ainda faz os inquéritos através do telefone fixo. - A Rádio em Portugal

Mais uma vez insisto na ideia de que é precisa uma nova metodologia na análise das audiências de rádio, porque esta (a das entrevistas telefónicas feitas para casa dos hipotéticos ouvintes, com base na memória do dia anterior) já deu o que tinha a dar. - Blogouve-se

Há um ponto fundamental: as empresas de radiodifusão não têm dinheiro para pagar um modo mais moderno de medir audiências, alargando a amostra e fazendo a medição diária. - Indústrias Culturais

Enquanto as audiências de rádio (e de tudo o resto, diga-se de passagem...) não forem feitas por concurso público, aberto, para um período que pode ser até três anos, a vergonha continuará. Os monopólios têm destes problemas... - António Granado

Quando (nos finais dos anos 90) a Radiodifusão Portuguesa se desvinculou do estudo da Marktest, agiu de forma acertada e correcta. Seria uma farsa (para não dizer uma burla) pactuar com um arremedo de estudo estatístico que enferma de vício que deturpam totalmente os resultados. - A Nossa Rádio

Será que alguém vai aceitar o repto lançado pelo João Paulo Menezes:

Nas redacções não há ninguém disponível para fazer um trabalho sobre a questão das audiências analógicas feitas pela Marktest?

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