QUANDO AS RAÍZES FALAM MAIS ALTO
250 anos da Região Demarcada do Douro
Há 250 anos nascia a Região Demarcada do Douro que haveria de se tornar famosa através da excelência dos seus vinhos. Amanhã, começa a celebrar-se condignamente este aniversário, que faz do Douro a mais antiga região vinícola do mundo.
As comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro, a primeira do mundo, arrancam amanhã, no Peso da Régua, e prolongam-se até 14 de Dezembro, com eventos nos 21 concelhos abrangidos e ainda em Lisboa, Porto, Londres e Bruxelas.
Em finais de Agosto de 1756, no reinado de D. José I, o Estado português assinou o primeiro documento que dias mais tarde, a 10 de Setembro, criaria a “Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro”.
Nesse mesmo ano, o Marquês de Pombal criou por Lei a Região Demarcada do Douro. Dois séculos e meio depois, a 10 de Setembro, terá lugar a cerimónia solene dos 250 anos da Região Demarcada do Douro.
Nesse mesmo dia decorre uma missa de acção de graças na Sé Catedral de Lamego, com a participação de oito bispos, e termina uma prova náutica com 10 barcos rabelos, que vai realizar-se entre a Régua e o Pinhão.
As comemorações terminam a 14 de Dezembro com a exposição “Marcos da Demarcação”, nas instalações provisórias do Museu do Douro, no Peso da Régua, e que vai resultar do levantamento dos marcos pombalinos e dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas da região para o concurso “À descoberta dos marcos pombalinos”.
O concerto de música antiga pela Orquestra Barroca “Norte do Sul”, que marca o encerramento das comemorações, realiza-se na Casa da Música, no Porto.
Durante os quatro meses de comemorações realiza-se também o Festival Internacional “Douro Jazz”, provas de vinhos, conferências, congressos e diversas exposições.
Vai também ocorrer um ciclo de cinema sobre o Douro, com exibição de obras de Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, João Botelho e Vítor Bilhete.
O evento internacionaliza-se, entre 7 e 20 de Outubro, com a realização de exposições, conferências, provas de vinhos e um jantar duriense na cidade inglesa de Londres, e entre 10 de Novembro e 1 de Dezembro, com acções idênticas em Bruxelas.
A não perder...
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial