ESTUDO FEITO PELA QUERCUS
Descubra onde gasta mais energia
Quer reduzir o seu consumo energético e não sabe por onde começar, nem onde gasta mais? A Quercus elaborou um estudo em que analisou o consumo das famílias portuguesas e já chegou a algumas conclusões.
Dos dados recolhidos pela associação, até agora, pode afirmar-se que o número de elementos das famílias analisadas (EcoFamílias) não é directamente proporcional aos gastos energéticos das mesmas. Desta forma, os hábitos de utilização dos equipamentos e tempo de permanência na habitação são os factores mais determinantes nestes consumos.
Foi verificado que todas as famílias possuem frigorífico ou combinado, máquina de lavar roupa e televisão. O computador e aparelhagem de som estão presentes em mais de 80% delas.
Consumo médio mensal é de 418 kWh
Foram analisados os dados obtidos para consumos eléctricos dos grupos de entretenimento e informática e telecomunicações. Nos outros grupos alguns equipamentos foram analisados individualmente, como o caso do micro-ondas (que representam 1 a 3% do consumo da electricidade), frigorífico/combinado (8% em média) e máquina de lavar roupa (abaixo dos 10%).
O grupo de entretenimento, composto pela televisão, aparelhagem de som, vídeo/DVD, apresenta consumos na ordem dos 16 kWh/mês, em média por EcoFamília, que corresponde a 5% da factura mensal de electricidade. Já o grupo de informática apresenta valores de consumo num intervalo maior entre 1 e 40 kWh/mês. De referir que o consumo de electricidade médio mensal das EcoFamílias é de 418 kWh.
No entanto, a utilização dos equipamentos eléctricos não tem uma relação directa entre o número de pessoas que habitam uma casa. Outro dado que se pode retirar deste estudo é que a maioria dos equipamentos apresentam consumos fantasma e/ou de stand-by. As lâmpadas incandescentes ainda são o tipo de lâmpadas mais presente nas habitações em estudo. Em média por quarto, existem seis lâmpadas.
As EcoFamílias já têm, em 82% dos casos, abastecimento por gás natural, apresentando um consumo médio de 34 m3 (n) GN/mês, sendo as que possuem sistemas de aquecimento central a gás aquelas que apresentaram maiores consumos.
Emissão de gases equivale a 160 lâmpadas por mês
No que respeita às emissões de gases de efeito de estufa associadas aos consumos de electricidade e gás, verificou-se uma variação muito significativa de emissões entre famílias, tal como já verificado nos consumos de energia. As emissões atingem nalgumas famílias valores próximos dos 800 Kg de CO2 /mês, o que se pode traduzir como uma emissão equivalente a 160 lâmpadas incandescentes de 60W ligadas 4 horas por dia, durante um mês.
Lâmpadas fluorescentes podem poupar no valor da factura
Quanto aos potenciais de poupança energética das EcoFamílias, nos equipamentos eléctricos, a Quercus concluiu que as reduções nos consumos energéticos passam pela eliminação de alguns consumos de stand-by e fantasma (10 a 50%), substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas (até 70%) e a substituição do contador simples pelo Bi-Horário.
Estas são áreas onde a alteração de comportamentos levará ao aumento da eficiência energética nestas famílias, com consequência directa na diminuição do valor das facturas energéticas e nos ganhos ambientais associados.
Estas conclusões foram obtidas numa primeira fase do projecto, que contará ainda com uma outra etapa.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial