quarta-feira, outubro 25

A capacidade regenerativa da Terra está ameaçada






Cada pessoa consome mais 25% de recursos naturais do que a capacidade regenerativa da Terra, segundo o último relatório da WWF sobre pegada ecológica, que prevê serem necessários dois planetas em 2050 para assegurar a sobrevivência.

Os dados da fundo mundial para a vida selvagem WWF - World Wildfile Fund referem-se a 2003, ano em que a biocapacidade (o que o planeta tem a oferecer a cada pessoa) disponível era de 1,8 hectares por pessoa, quase dois campos de futebol.

“A capacidade regenerativa da terra já não consegue acompanhar o consumo humano e a produção de resíduos. Excedemos essa capacidade em 25% em 2003”.

No penúltimo relatório mundial do referido organismo, apresentado há dois anos e baseado em dados de 2001, a pegada ecológica mundial excedia em 20% essa biocapacidade, o que significa que a situação piorou.

“Se continuarmos na nossa trajectória actual, até mesmo as previsões moderadas das Nações Unidas relativas à mudança, em termos de população, do consumo de alimentos e fibras e das emissões de dióxido de carbono, sugerem que em 2050 a humanidade estará a utilizar o equivalente a mais dois planetas”.

A pegada de cada país é determinada pela sua população, o consumo de um residente médio e a intensidade de recursos dos bens e dos serviços consumidos. Portugal aparece em 28º lugar no ranking mundial, com um consumo de recursos naturais correspondente a 4,2 hectares por pessoa, depois de no ano passado terem uma pegada de 5,2 hectares.

A WWF apela para a necessidade de estratégias de sustentabilidade como a que está a ser desenvolvida pelo fundo mundial na Mata de Sesimbra, em Portugal, um projecto que pretende mostrar aos decisores políticos que é viável uma vivência sustentável.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial