terça-feira, outubro 24

Trabalho: Semana dedicada à segurança

As ocorrências mais frequentes continuam a verificar-se na construção civil
As ocorrências mais frequentes continuam a verificar-se na construção civil

Alertar as entidades patronais para os riscos presentes no local de trabalho e dar conselhos sobre a maneira de os reduzir é o objectivo da Semana Europeia para a Segurança no Trabalho.

23/10/2006


EmailEnviar por e-mail
ImprimirVersão para imprimir
(09:28) Apesar de haver cada vez mais consciência, o problema está longe de estar resolvido e as doenças profissionais continuam a incapacitar centenas de trabalhadores todos os anos.

Os acidentes mortais têm vindo a diminuir, mas só este ano já morrerem 121 pessoas.

As ocorrências mais frequentes continuam a verificar-se na construção civil, isto devido a quedas, soterramentos e esmagamentos. A seguir, nas estatísticas, surge a indústria transformadora. Só este ano morreram em acidentes de trabalho 55 operários da construção civil e 33 ligados à industria.

Mas, além dos acidentes, quando se fala em segurança no trabalho é preciso ter em conta as doenças profissionais e, nesta matéria, em Portugal as mais frequentes são as lesões músculo-esqueléticas, as novas doenças respiratórias e a surdez provocada pelo barulho.

Um dos locais onde os trabalhadores estão mais expostos ao ruído, além das fábricas, são as discotecas. Para proteger clientes e trabalhadores foram implementadas novas regras, como explica Francisco Tadeu, presidente da Associação Nacional de Discotecas: são obrigados a ter um projecto de ruído para as aparelhagens, ou seja, a possuírem uns filtros que evitam o zumbido no final da noite.

As estatísticas escondem muitas vezes o drama das doenças profissionais: as tendinites dominam, já que o tempo exagerado que os jovens estão ao computador está a criar uma nova geração de doentes.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial