DIA MUNDIAL DA MÚSICA
O Dia Mundial da Música é sempre aproveitado para a realização das mais diversas iniciativas musicais, mas também para a reflexão de tudo quanto à música diz respeito.
Hoje, a música volta a assumir um papel importante na vida das pessoas.
E como é costume dizer-se “É de pequenino que se torce o pepino”, quanto mais cedo as crianças tiverem contacto com a música melhor, porque "é uma prática importantíssima na sua formação e no seu desenvolvimento, porque acaba por trazer benefícios não só ao nível intelectual e físico, como também ao nível da sociabilização".
Sendo a música fundamental para o desenvolvimento do indivíduo é pena que em Portugal tenhamos acordado um pouco tarde para a necessidade de pôr as crianças em contacto com a música cada vez mais cedo, porque durante algum tempo isso só foi possível a determinadas elites.
Citando um pedagogo estrangeiro: “A música para as crianças só faz sentido se for entendida como a língua materna e, por isso, desde que nascem devem ser postas em contacto com a música, pois tudo aquilo que elas têm a apreender em linhas muito gerais acontece até aos 5/6 anos”.
Em jeito de conclusão, sublinharia que a música não pode ser vista como se apenas fosse dirigida para quem quer tocar ou cantar, porque através dela o indivíduo desenvolve-se em todas as vertentes e quando chegar a adulto será certamente uma pessoa muito mais completa.
Vale a pena reflectir sobre isto!
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial