TESTE DA SIDA
Este sábado inicia a campanha que apela ao teste da sida
Os portugueses vão ser alertados através de uma campanha televisiva para a necessidade de fazerem o teste de diagnóstico do HIV/sida. A campanha começa este sábado e surge na sequência de um estudo que demonstrou que 73 por cento dos adultos portugueses nunca realizaram o teste e que desconhecem, por isso, se estão ou não infectados.
A campanha resulta de um protocolo entre a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) e o Alto Comissariado da Saúde.
Dos anúncios constam diálogos do dia-a-dia, através dos quais os promotores demonstram que "qualquer pessoa que tenha um comportamento de risco pode ter o VIH".
"Não vivas às escuras" é o nome da campanha, que irá posteriormente passar para as ruas, através de outdoors.
O coordenador nacional para a infecção VIH/Sida, Henrique Barros, disse que "o desconhecimento do estatuto serológico pela maior parte da população é preocupante, na medida em que manter-se às escuras, como refere a campanha, não só impede que as pessoas com VIH iniciem o tratamento mais rapidamente, como pode multiplicar o número de pessoas infectadas, pela falta de percepção do risco".
O vírus entra no organismo por contacto sexual desprotegido com uma pessoa infectada, através do sangue - o que pode acontecer em transfusões ou pela partilha de seringas usadas para consumo de drogas injectáveis - e pode ainda passar da mãe infectada para o filho, apesar de esta última forma de transmissão poder ser evitada mediante diagnóstico e tratamento precoce. Ataca então o sistema imunológico, tornando o seropositivo permeável a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas.
Em Portugal, o Programa das Nações Unidas para a Sida (Onusida) aponta para a existência de 32 mil pessoas infectadas.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial