quarta-feira, novembro 15

ALERTA SAÚDE






A Sociedade Portuguesa de Diabetologia está preocupada com a expansão da doença, em especial do tipo II desta pandemia, uma das mais graves existentes no mundo, e que tem cerca de meio milhão de portadores só em Portugal.

No Dia Mundial da Diabetes lembrou-se que, no sul da Europa, o número de diabéticos duplica a cada 15 a 20 anos, a maior parte dos quais portadores precisamente do tipo II desta doença.

O coordenador do novo programa nacional e prevenção da diabetes revelou-se preocupado com a existência de muitas crianças e adolescentes em Portugal com o tipo II desta doença, um reflexo da obesidade e do excesso alimentar.

Embora a diabetes não seja curável, em muitos casos pode prevenir-se. Se os governos promoverem estratégias, que são de baixo custo, para mudar a alimentação, aumentar a actividade física e modificar o estilo de vida, a tendência de crescimento pode ser revertida.

Sem uma modificação do estilo de vida na nossa sociedade, a incidência da diabetes será progressivamente maior, o número de diabéticos em Portugal crescerá e a diabetes será uma das pandemias do século XXI. Está na mão de todos nós evitar esse cenário e reverter os seus malefícios.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial