Os Eléctricos estão de volta ao Porto
A paisagem da baixa do Porto voltará a contar com os velhos eléctricos já a partir do próximo ano. Vai ser possível olhar a cidade de outra forma e recordar uma imagem que a marcou de forma decisiva.
A primeira linha de carros eléctricos da cidade do Porto foi inaugurada dia 12 de Setembro de 1895 pela Companhia Carris de Ferro do Porto, podendo assim afirmar-se que, desde os seus primórdios, o eléctrico sempre serviu a baixa da cidade.
Tratava-se da linha Massarelos/Carmo, conhecida na época por Linha da Restauração. A partir de 1896, em face dos excelentes resultados obtidos na Linha da Restauração, foi iniciada a electrificação da rede de carros americanos, que cobria grande parte da cidade. No início do século XX estavam já electrificados 17 quilómetros de rede, o que levou gradualmente à eliminação da tracção animal até ao ano de 1904.
A partir de 1946, e com a criação do Serviço de Transportes Colectivos do Porto, muitas das linhas de carros eléctricos foram sendo desmanteladas e substituídas por linhas de autocarros e trolley-carros.
Nos finais da década de 1980, os eléctricos ficaram confinados a apenas duas linhas, a linha 18 (Carmo/Boavista) e a linha 1 (Infante/Matosinhos), hoje linha 1E (Infante/Passeio Alegre), únicas actualmente em exploração.
Estão agora previstos restauros em diversos arruamentos no sentido de trazer os eléctricos de volta à cidade.
Os arruamentos onde estão previstas obras de requalificação são as ruas de Santa Catarina (entreas ruas de 31 de Janeiro e de Passos Manuel), Passos Manuel (entre as ruas de Santa Catarina e Sá da Bandeira), Elísio de Melo, Ceuta, José Falcão e praças Filipa de Lencastre e Guilherme Gomes Fernandes.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial