Todos diferentes, todos iguais
Debater os direitos humanos e o respeito pela diferença é o grande objectivo de uma campanha internacional do Conselho da Europa a lançar hoje em Portugal. No Dia Internacional da Tolerância, «Todos diferentes, todos iguais» faz ecoar o grito contra a discriminação.
Fazendo coincidir o lançamento da iniciativa com o Dia Internacional da Tolerância, esta é uma campanha internacional que está a cargo do Instituto Português da Juventude, e que decorre até Setembro de 2007, sendo executada na generalidade dos 46 Estados-membros do Conselho da Europa. Como deixa adivinhar pelo lema que assume, a campanha pretende “a sensibilização pública para a integração e participação social, o respeito pela tolerância e compreensão mútua e a promoção da igualdade”.
Pretende-se que esta campanha possa chegar a um número alargado de jovens portugueses, sensibilizando-os para a necessidade urgente da construção de uma sociedade inclusiva que revele respeito pelos valores da tolerância e dos direitos humanos.
Foi entretanto constituído um comité nacional, entidade a que compete dar corpo à iniciativa mediante o desenvolvimento de um programa de actividades essencialmente destinado aos públicos juvenis. A campanha prevê ainda o apoio a outras acções que venham a ser realizadas por movimentos juvenis e entidades sem fins lucrativos, que se enquadrem no espírito do lema «Todos diferentes, todos iguais».
Será lançado o livro «A Tolerância», do marroquino Zaghloul Morsy (iniciativa do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas e da Comissão Nacional da UNESCO). Trata-se de um ensaio antológico que compila textos de diferentes origens: escritos sagrados, tratados filosóficos, textos legislativos e de análise política aos graffiti e narrativas.
O Dia Internacional da Tolerância foi instituído em 1995, para sensibilizar a opinião pública para a diversidade cultural, religiosa, étnica, social e linguística.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial