segunda-feira, fevereiro 26

UMA CARTA AOS DEPUTADOS MUNICIPAIS E AOS PODERES DA MAIA

Ao Bloog que dá voz ao Cidadão comum
Maia 25/02/2007
Por motivo de força maior dia 28-2-2007 não vou poder participar na Assembleia Municipal na Quinta da Gruta.
Dia 23/02/2007 deu inicio ao ano europeu da igualdade e oportunidades para todos.

Tomo a liberdade de dar dois exemplos á Camara Municipal da Maia, o de bem servir a população em especial a deficiente, exemplos que deviam ser seguidos por todos os Presidentes de Juntas das Freguesia; quanto á Câmara já não gasto tinta.

Em Vila Nova da Telha (Urb. Lidador) os deficientes em cadeira de rodas não tinham acessos que permitisse ir ao café na rua 6, a Junta de V.N. da Telha fez umas rampas, não sendo as rampas ideais já dá para os deficientes em cadeira de rodas terem o «privilégio» de poder ir ao café,

Este gesto parece pouco para o cidadão dito normal, mas é muito para os deficientes Motor.

Como a falar é que as pessoas de bem se entendem, os deficientes viram também as suas dificuldades de acesso á nova Junta de Freguesia minimizados, a nova Junta de Vila Nova da Telha não estava contemplada com elevador, o Presidente Sr. Pinho Gonçalves ao ser por mim alertado moveu esforços para que a nova Junta fosse contemplada com o desejado elevador, e assim os deficientes poderem participar nas Assembleias de Freguesia. Um Presidente deve ir ao encontro das necessidades das populações sendo deficientes ou não.

Só foi preciso boa vontade e empenho, e já temos elevador, o mesmo não posso dizer do Presidente da Câmara Municipal da Maia, está de costas voltadas para as deficuldades que os deficientes encontram na via Publica.

É de Homens e Mulheres com vontade de fazer politica séria que os munícipes querem e precisão.

Todos os munícipes deveriam ser Cidadãos de plenos Direitos e Deveres, mas em pleno século XXI os deficientes ainda são marginalizados pela Camara Municipal da Maia , nesta selva de interesses que é a sociedade em que tentamos sobreviver.

Somos cerca de um Milhão de deficientes, mas só se vê meia dúzia a circular na via publica por não haver condições de mobilidade, é essa a vergonha da Câmara da Maia ?.

Leva-me a dizer que os responsaveis da Camara Municipal da Maia, ao nao eleminar as barreiras arquitectonicas, se esforçam para manter os Deficientes fechados em casa, para que não se veja, devem ter vergonha de nada fazerem para bem da comunidade deficiente.

há pequenas ( grandes coisas ) que a Camara podia e devia fazer, é para isso que sao eleitos, servir o povo sem excepçoes.

Há tempos atrás tive uma breve conversa com o Sr. Provedor Municipal do Cidadão com deficiência da Cidade do Porto, João Cottim Oliveira, trocamos impressões, deu-me alguns conselhos a seguir, uma vez que não tem competência territorial para intervir na Maia.

Ao saber que á a intenção de o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, em propor a criaçao do Gabinete do Provedor Municipal do Cidadão com Deficiência na Maia, vejo esse gesto com agrado, é o Gabinete que falta aos Deficientes Maiatos para melhor lutar pelos seus direitos.

Com isto espero despertar consciências, e sensibilizar os senhores Deputados e Presidentes de Junta na base da compreensão e respeito pelos deficientes.

Pondo a questão nestes termos, se um Presidente de uma Junta, ou Deputado, sofrer um acidente ficar numa cadeira de rodas, ( como eu fiquei ) como exerce as suas funções havendo barreiras arquitectónicas por todo o lado, até no proprio edificio da Camara?.

Pensem nisso Senhores Presidentes e Senhores Deputados.

Não vão deixar de estar activos pois não ?.

Não tenho as duas pernas, e recuso-me a baixar os braços, quero continuar activo e ser útil á sociedade.

Caros Leitores, os grupos políticos com acento na Assembleia Municipal mostraram um desrespeito pelas Pessoas Deficientes, com a excepção do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, e da CDU, foi a única força politica que mostrou interesse e respeito pelos Deficientes ao se deslocar aos locais onde as barreiras existem, fazendo o levantamento dos mesmos, o meu obrigado á CDU, e ao Sr. Presidente da Assembleia.

Sem mais, os meus respeitosos cumprimentos.

João Couto Lopes


Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial