segunda-feira, março 12

A União Europeia comprometeu-se com uma meta vinculativa de 20 por cento de energias obtidas de fontes primárias renováveis (vento, água, sol e biomassa), até 2020, em relação ao consumo total de energia na União. O combate às alterações climáticas segue um caminho imparável, por isso é preciso que cada um de nós contribua.

A partir de agora existe um «compromisso firme e independente» por parte dos Governos de alcançar até 2020, pelo menos, uma redução de 20 por cento das emissões de gases com efeito de estufa (responsável pelo aquecimento global do planeta), em relação aos níveis de 1990, e de 30 por cento se os restantes países desenvolvidos se comprometerem a atingir reduções de emissões «comparáveis».

«A mudança começa em cada um. Se houve uma alteração no modo de vida há muitas coisas que poderão melhorar», disse ao PortugalDiário o engenheiro ambiental Nuno Quental, dirigente da Associação Campo. Para além do mediatismo de Al Gore, com o seu documentário «Uma verdade inconveniente», a União Europeia tem centrado a sua actividade no combate às alterações climáticas, incitando os países a fazer o mesmo dentro das suas competências.

«As alterações climáticas são um problema global e, no entanto, cada um de nós pode fazer a diferença. Mesmo as mais pequenas alterações na nossa rotina diária podem ajudar a evitar as emissões de gases de efeito de estufa sem afectar a nossa qualidade de vida. Na realidade, podem até representar uma poupança de dinheiro. Reduza. Desligue. Recicle. Ande a pé», aconselha a União Europeia no site dedicado à matéria: «Climate Change».

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial