segunda-feira, maio 16

E A LENA RESPONDEU

Diz a minha muito amiga Lena:

Como mulher, agrada-me saber que Maria é redescoberta em igrejas de tradição protestante. Como mulher anglicana, senti sempre o respeito e o especial lugar que a Igreja reserva a Maria- nunca a senti como um "perigo" para a pureza do culto ou a entrega à figura central de Jesus.Temo, no entanto, os excessos- a fronteira pode ser perigosamente ténue entre a valorização do seu especialíssimo papel de mãe do Salvador e a mariolatria , excessiva e perversa nos seus contornos.
Caberá às diferentes igrejas a gestão sensata desta realidade: Maria como objecto do nosso respeito e veneração e não como intermediária entre Deus e os homens. Maria como mulher especial, escolhida e corajosa, e não como objecto de um culto que distorce a realidade bíblica de que Jesus é o único Senhor e Salvador, único caminho para o Pai ("ninguém vem a o Pai senão por mim").
Por último, uma brevíssima nota de reflexão: para quando o reconhecimento na Igreja Católica da igual dignidade da mulher face ao homem, no exercício dos diferentes ministérios? Sempre me causou confusão por um lado um culto tão exacerbado a Maria e por outro uma permanente (teimosa, persistente...) falta de abertura à participação plena da mulher na vida e no exercício de todos os ministérios - incluindo, claro está, o ministério ordenado...Nesta caminhada ecuménica que as Igrejas vêm fazendo, suponho que a Igreja Católica-Romana terá neste aspecto muito a aprender com a tradição e prática anglicanas!
E agora Lena, digo eu:
Gostei que tivesses com a tua clareza dito o que pensas. Afinal tantos anos juntos a "fazer" um jornal, deu-nos a liberdade de pensar, e de mais do que isso sermos mesmo muito amigos. É uma gratificação ímpar, que agradeço.
A última parte sabes bem que comungo contigo, afinal ainda tenho a Igreja Lusitana (anglicana) no coração, mas penso que a IL e a ICR, têm sobretudo a aprender com Jesus. Ninguém é detentor da verdade, porque só Ele é o caminho, a verdade e a vida. Não creio que a ICR tenha a aprender com a IL, mas que as duas têm a aprender uma com a outra. Não vou entrar em pormenores, pois essa não é a matéria que está em discussão.
Afinal tu baseias o teu comentário, numa simples expressão só Jesus é o único intermediário entre os homens (e mulheres, Lena) e Deus. Só que Jesus é Deus ! É o intermediário entre si próprio, mas isso pouco importa.
O importante Lena, é todos nós somos intermediários, todos nós pedimos a Deus uns pelos outros, nós os vivos, e aqueles Lena que já não estão connosco, tens de acreditar, olha o que dizes no Credo "a comunhão dos santos".
Sabes que estas coisas, que são interessantes, são mais académicas, que práticas. É verdade que a piedade popular faz de Maria, talvez por ser mulher, uma quase co - redentora, e dou comigo a pensar, se nós todos também co - redentores, afinal mulheres e homens que se disponibilizam de corpo inteiro, como tu Lena, pela humanidade. sabes, que penso, como António Marto, afinal nós somos todos con - criadores do mundo, porque este ainda está em criação. Deus está connosco, para sermos com ele partners na criação.
Por isso Lena, as análises sobre Maria, ou outras, às vezes servem para entreter uns quantos teólogos, mais nada.
Que importância tem que tenhamos um farol, que pode ser Maria, bem - aventurada és tu entre as mulheres, ao que respondeu, eis-me aqui, estou pronta.
O que interessa é que estejamos prontos a lutar com Maria, uma das discípulas de Jesus, com os doze, número meramente simbólico, por uma humanidade em que tu e eu acreditamos.
Cá espero a tua resposta, e mais pessoas que queiram entrar. Um beijo de muita saudade, do teu amigo, daquele amor de amizade.

1 Comentários:

Às 10:14 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Sabes, amigo, acho que tens razão: que interessam discussões académicas e teóricas sobre o papel de Maria? No mundo em que vivemos, tão pobre de tantas coisas, o que interessa mesmo é que cada um de nós seja capaz de ser o sal e o fermento , a lanterna que alumia, o portador da esperança, da diferença de um amor que se preocupa e ocupa com os outros.Se Maria ajuda as almas de muitos a encontrar um sentido de fé e uma razão de esperança, será ela mais uma vez bem-aventurada!
Um beijo grande para ti, meu companheiro de tantas horas.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial