quarta-feira, dezembro 28

Alegre em dia de visita à sinagoga e à mesquita de Lisboa
“Poesia e profecia estão ligadas”
[29.12.2005]
“Poesia e profecia estão ligadas, todos os livros religiosos são no fundo textos poéticos e proféticos”, afirmou Manuel Alegre hoje no final das visitas que fez à sinagoga e à mesquita de Lisboa.

Manuel Alegre visitou hoje a sinagoga e a mesquita de Lisboa, num dia dedicado ao diálogo entre cultura e religiões. Na sinagoga de Lisboa, o Candidato recordou o papel que os judeus portugueses tiveram na formação da própria nacionalidade, tendo sido depois perseguidos pela Inquisição. “A partir daí, disse Manuel Alegre, passámos todos a ser judeus errantes.” Alegre condenou os actuais afloramentos de anti-semitismo, tendo sublinhado “o mais preocupante de todos, o do Presidente iraniano”, que ao ameaçar a existência do Estado de Israel ameaça toda a comunidade internacional. O representante da comunidade israelita mostrou ao Candidato os rolos onde se guardam as orações, recordando que todos os sábados há uma bênção que se pede para os governantes.

Na visita à mesquita de Lisboa, Manuel Alegre lembrou que muçulmanos e portugueses estão ligados por laços de sangue de cultura, havendo mais de 600 palavras portuguesas de origem árabe. O Candidato lembrou o diálogo de civilizações que defende no seu Contrato Presidencial, tendo sublinhado que aí se diz que “não se pode confundir a religião muçulmana com as derivas fundamentalistas”. Alegre congratulou-se com o facto de em Portugal existir liberdade religiosa e diálogo entre as três religiões do Livro. “O Estado é laico, mas isso não significa, disse Alegre, que os responsáveis políticos e o Presidente não se preocupem com as diferentes religiões e com o diálogo entre elas”. Manuel Alegre concluiu que, pela sua vida e percurso, se sentia em situação de poder promover esse diálogo, sobretudo na zona do Magreb. No final da vista à mesquita foi oferecido a Alegre um exemplar do Corão em árabe e português.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial