quinta-feira, maio 25

ARTIGO PUBLICADO NO PRIMEIRA MÃO

Artigo publicado no Jornal Primeira Mão, da autoria de Joaquim Armindo, em 19 de Maio de 2006.



ENTÃO, SR. PRESIDENTE!

No dia 13 de Março de 2006, reuniu o Plenário de Cidadãos da Vila de Moreira e Vila Nova da Telha, convocados pelas respectivas Juntas de Freguesia, para resolver do incumprimento por parte da empresa Metro do Porto, de situações respeitantes a obras acordadas, e sucessivamente adiadas. Nessa reunião depois de ouvirem, com decepção, o representante daquela empresa, porque nada disse, resolveram por maioria aprovar uma proposta, redigida ma altura, e assinada pelo Professor Mesquita, e rejeitar aquela que as forças políticas ( PSD/CDS, PS e BE), representadas na Assembleia de Moreira. A proposta aprovada dizia: “Delegar no Senhor Presidente da Câmara e nos seus técnicos o compromisso de num curto espaço de tempo apresentar a esta assembleia [o Plenário] a calendarização definitiva da realização das obras, em articulação com as Juntas de Freguesia respectivas”. A moção das forças partidárias, proponha que não fosse iniciada a circulação, sem que as obras prometidas e reprometidas fossem efectuadas. Em declaração de voto o presidente da Junta de Moreira, referia ser esta “uma acção ilusória”, “um mau caminho para as populações”, porque “não confiamos mais em calendarizações” e que estava inviabilizada a participação da Junta junto à empresa Metro.

O que é um facto: até hoje o Sr. Presidente da Câmara da Maia, presente no plenário, não voltou sequer a falar no assunto, e as obras tardam e vão continuar a tardar a fazerem-se nas três linhas que atravessam Moreira da Maia. O cidadão promotor da proposta vencedora há-de convir que foi um erro ter apresentado tal proposta, porque nós, os habitantes de Moreira e Vila Nova da Telha, agora, não somos tidos e achados para nada, mesmo para ouvir as explicações do Sr. Presidente. O esquecimento é total, e mesmo em recente reunião da Assembleia Municipal quando, na minha condição de cidadão, perguntava quando seria a tal afamada reunião do plenário, dado terem passados dois meses, nada foi explicado, e até agora não recebi qualquer esclarecimento. É que de facto, não há, nem vai haver, qualquer programação, e por isso de novidades estamos falados.

Desta vez, temos de reconhecer que os representantes dos partidos tinham razão, e o outro proponente (muito próximo do PSD), não tinha, e somos mesmo a pensar se tudo não passou de uma encenação demagógica para afastar a participação activa das populações de Moreira e Vila Nova da Telha; demagógica e com contornos políticos devidamente definidos. Ou então o proponente é ingénuo, e foi levado, pelo que deverá reconhecer isso publicamente. Ninguém está, nem nunca esteve contra o meio de transporte metro (embora se reconheça os seus elevados preços dos bilhetes, incentivadores de não o usar), mas sim a prepotência e o autismo dos representantes da empresa que o explora, quando não ouvindo nada, nem ninguém, interfere e leva à prática abusos de poder, não querendo saber dos diálogos com as populações e seus representantes.

Talvez que o Sr. Presidente da Câmara da Maia, nada tenha a dizer, porque de nada saiba, o que a ser assim constitui uma grave omissão, que porá em causa a sua própria idoneidade. Mas se o Sr. Presidente nada sabe, e acreditamos ser verdade, então faça reunir de novo as populações e diga isso, só lhe ficaria bem, porque até lá não nos cansaremos de perguntar, então Sr. Presidente! Ainda acreditamos que o seu tempo é escasso, e que seria por isso ainda não se ter realizado o tal plenário, se assim for então arranje lá um tempinho, porque sabe os habitantes destas freguesias estão a ficar sem paciência, e então poderão acontecer coisas desagradáveis para as várias partes, o que a população não quer, nem deseja. Não se esqueça Sr. Presidente das movimentações das populações da Urbanização do Lidador, pelas infindáveis obras que estão a ser levadas a efeito (ou paradas? ou assucatadas?), o que o levou a apagar fogos, e o senhor não é bombeiro!

Se levo à estampa este texto, é porque tenho-o em muita consideração, e não gostaria de o ver numa camisa de sete varas, não sabendo para onde virar. É que sabe, o povo pode ser enganado e manipulado, até por várias vezes, mas não é estúpido, e sabe muito bem quando e como deve agir, e isso não se faz só nas eleições; portanto, não espere por elas, esteja atento e diga o que sabe. É que estas obras, Sr. Presidente, também são do mandato, e às vezes pode parecer que não têm muita importância, mas doem às populações, porque ninguém gosta de ser enganado. Como dizia o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Moreira, “sentimo-nos defraudados ao sermos afastados das futuras decisões da Metro do Porto na área que geograficamente nos está afecta”, naquela altura, pois, hoje, continuamos defraudados, não só a sentir, pela inactividade da Câmara Municipal da Maia perante tão magno problema.

Às populações resta estarem atentas, e pedirem explicações urgentes aos órgãos que as representam, aos seus vereadores, deputados, e estarem aptas para a luta, qualquer que ela seja.

Joaquim Armindo

Membro da Comissão Política do PS da Maia

1 Comentários:

Às 7:05 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Sr. Engº. Joaqim Armindo;

Li atentamente o seu artigo publicado no "Primeira Mão". Embora discordando nalguns pontos estou, na essência, de acordo consigo. Também a mim me cheira a esturro e sei que muito provavelmente os cidadãos das duas freguesias jamais virão a ser consultados, ouvidos e muito menos informados sobre seja lá o que for. O cidadão proponente do texto aprovado, deveria e poderia, ter feito melhor na sequência da apresentação do mesmo, ou será que era para ser mesmo assim? Ficar tudo como dantes! Estaria já tudo para ser assim?
Coitados dos habitantes das duas freguesias com quem me solidarizo, vão continuar por mais tempo, sabe-se lá quanto, a desgastar carros, paciência, tempo (e a produtividade?) e dinheiro sem que ninguém pareça importar-se com eles.
Daqui até 2009 ainda dá tempo de passar a esponja nisto, porque se o povo não é estúpido como diz, é muito esquecido, e a troco de umas palmadinhas e de uns quantos "rebuçaditos" lá vai fazendo o que alguns querem.

P.S.: Obrigado por retirar os comentários ordinários que por vezes alguns aqui colocam, eu li-os, o Sr. não foi a tempo, muito se faz pela calada da noite, como antigamente. Contribui assim para a boa sanidade mental dos restantes. Pessoas como estas não são dignas de fazer parte do convívio de Cidadãos Democráticos e Livres. Mas por favor, não voltem a fechar as portas aos comentários.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial