segunda-feira, outubro 2

Washington, 25 set (RV) - O arcebispo africano, Dom Emanuel Milingo, originário da Zâmbia, entra novamente em rota de colisão com a Igreja Católica, por ter ordenado ontem, nos EUA, quatro bispos casados. Com isso, Dom Milingo dá um novo passo em direção a uma inevitável ruptura definitiva com a Igreja em Roma.

Os quatro padres que receberam a ordenação episcopal pelas mãos de Dom Milingo pertencem ao movimento "Padres Casados Já" (Married Priests Now), fundado nos Estados Unidos, em julho de 2006, pelo próprio Dom Milingo.

Naturalmente, a Arquidiocese de Washington, onde se realizaram as ordenações, mais precisamente na Igreja de Capitol Hill, informou que não reconhece as ordenações de Dom Milingo. "Elas não significam nada para a Igreja" _ disse a porta-voz da Arquidiocese , Susan Gibbs.

Com sua saída não autorizada de Zagarolo, cidade nos arredores de Roma, onde vivia e desempenhava seu ministério, com destino aos EUA, Dom Milingo reabriu o conflito com a Igreja de Roma, e acentuou a principal controvérsia que os divide: a questão do celibato sacerdotal.

Em 8 de setembro de 2006, o Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Re, enviara a Dom Milingo uma "carta de admoestação canônica", convidando o arcebispo emérito de Lusaka a escrever ao Papa, até 15 de outubro de 2006, uma "carta de arrependimento", para não ser submetido à suspensão canônica prevista pelo Direito Canônico.

Dom Milingo se casou com Maria Sung, em 2001, segundo o rito do Rev. Moon, retornando, em seguida, à Igreja, graças à intervenção do então Arcebispo Tarcisio Bertone, na época braço direito do então Cardeal Joseph Ratzinger, que era Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Todavia, agora, o arcebispo ordenou diretamente quatro bispos casados, o que constitui um desafio às leis da Igreja.

Se, no passado, o problema de Dom Milingo estava ligado às chamadas "missas de cura" e a exorcismos _ experiências marcadas por uma forte influência africana, mas que havia encontrado forte consenso, inclusive na Itália _ depois do casamento com Maria Sung, Dom Milingo volta agora ao ataque, entrando em choque com a Santa Sé e rompendo, explicitamente, a regra do celibato sacerdotal. (CM)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial