segunda-feira, dezembro 18

Em época de grandes gastos convém saber que:







O poder de compra em Portugal está cerca de 30% abaixo da média da União Europeia.


Dados do Eurostat revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita nacional, em paridades de poder de compra, está muito abaixo da média europeia, ao nível de países como Malta e a República Checa.

Com poder de compra 40% inferior à média encontram-se países como Hungria, Estónia e Eslováquia e, com metade do poder de compra médio na EU, estão a Lituânia, a Polónia e a Letónia. Chipre tem apenas menos 10% do que o poder de compra médio da Europa e a Grécia e a Eslovénia apenas 20% menos.

O poder de compra dos vários Estados membros oscila entre 48 e 251% da média. O Luxemburgo assume-se com o país com maior PIB per capita em paridades de poder de compra, mais do dobro da média. Segue-se a Irlanda, com valores 40% acima da média e Holanda, Áustria, Dinamarca, Bélgica, Reino Unido e Suécia com números entre 15 e 25% acima da média europeia. Finlândia, Alemanha e França estão 10% acima da média, sendo que Itália e Espanha estão niveladas com essa mesma média.

Em termos de evolução, nos últimos três anos, Portugal foi um dos únicos quatro países em que o nível de vida se deteriorou. Apenas em Itália a queda foi maior, seguindo-se Malta e Alemanha.

Não obstante esta evolução negativa, a posição relativa de Portugal no "ranking" europeu manteve-se inalterada: os portugueses são os 18º mais ricos, ou os 8º mais pobres, entre 25 povos da UE.


O problema está que, em Portugal, o chamado “poder de compra” não baixou para todos. Existem os privilegiados…

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial