CRÓNICA PUBLICADA NO PRIMEIRO DE JANEIRO
ÁGUA VIVA
O DIÁLOGO
Quase a chegar o mês de Janeiro, aquele onde os cristãos, há várias décadas, celebram a semana ecuménica, para um diálogo fecundo, que traga a unidade à Igreja Cristã; referem que não se trata de unicidade, sim de unidade, mas o escândalo maior é que nem mesmo nesta caminhada ainda conseguiram sentar-se à mesa eucarística, onde Jesus partiu o pão e o vinho, dando-o a todos. E aqui o “todos” significa a humanidade inteira, todos companheiras e companheiros, que procuram uma humanidade radicalmente outra. È este diálogo e compromisso que faltam na luta que signifique reconciliação, de cada um consigo próprio, de todos com todos e de todos com a natureza, isto é, a reconciliação com a humanidade, com o Deus Uno - Trino. Se os cristãos muito mais de se perderem em discussões teóricas (gáudio dos teólogos!), fizessem a teologia com os sinais dos tempos, e do diálogo e da acção o verdadeiro sentido da sua luta local, talvez os senhores das igrejas fossem obrigados a reconhecerem onde está Jesus.
O encontro das igrejas cristãos, a sua unidade, está na humanidade, onde Jesus aparece crucificado em cada esquina das nossas avenidas, ruas e vielas, nos sem – abrigo, nos famintos e sedentos de Paz e Justiça. Aqui não existem divergências, faz-se a unidade e comunga-se o corpo e sangue de Jesus. Mas a semana da unidade ainda se baseia somente nos templos, onde se reza, por todos, esquecendo que Deus não tem outras mãos senão as nossas, e que a prática quotidiana é que manifesta Jesus incarnado. A intolerância e o fanatismo que as várias denominações cristãs são pródigas, esgotar-se-ão na acção concreta de vermos em cada ser humano a dignidade e a defendermos. Não podem as igrejas cristãs continuarem com panaceias como a semana da unidade, isso é subverter a mensagem do Evangelho. Nós todos só encontraremos a unidade, quando formos de Jesus, se não a temos é porque a nossa focalização não é Ele. Ele anda por aí, às vezes bem longe dos nossos templos, mas teimamos em não o ver.
Semana da Unidade, belo propósito, ficar por aqui é nada percebermos da mensagem bela e humilde do servo dos servos, que dizemos querer seguir.
Joaquim Armindo
Mestrando
http://www.bemcomum.blogspot.com
Escreve no JANEIRO quinzenalmente.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial