segunda-feira, março 12




Conferências com figuras de relevo mundial em Serralves

A Fundação de Serralves, no Porto, recebe, entre 29 de Março e 13 de Dezembro, 12 figuras de relevo mundial nas áreas da Filosofia, Educação, Biologia e pensamento político actuais, no âmbito do ciclo de conferências «Crítica do Contemporâneo».

«Os conferencistas convidados são, todos eles, figuras maiores, a nível mundial, nas áreas que representam», anunciou este domingo a fundação, em comunicado.

A coordenação do programa cabe a Rui Mota Cardoso, psiquiatra e investigador sénior do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).

O programa tem início a 29 de Março, com a primeira de quatro conferências dedicadas à Política, comissariadas por António Guerreiro e moderadas por Guilherme de Oliveira Martins.

Segue-se, a 12 de Abril, a conferência de Jacques Rancière, escritor, filósofo, professor e pensador fundamental, a nível mundial, na compreensão do que é hoje a política. Rancière versará sobre «As Desventuras Contemporâneas do Pensamento Crítico».

A terceira conferência, intitulada «A Técnica na sua Relação com o Humano», está agendada para 3 de Maio e será da responsabilidade de Peter Sloterdijk, filósofo alemão e professor da Universidade de Karlsruhe, considerado um dos mais importantes pensadores da Razão política, social e cultural contemporânea.

A fechar o bloco de Política realiza-se, a 8 de Maio, a conferência do filósofo italiano Giorgio Agamben, que abordará o tema «A Teologia Política e Económica do Nosso Tempo».

O segundo bloco de conferências será dedicado à temática da Educação e tem como comissário Manuel Costa e como moderador Alberto Amaral. A primeira conferência deste bloco ocorre a 15 de Maio, com Eric Mazur e o tema «Alunos no papel de professores».

A 29 de Maio é a vez do norte-americano John R. Jungk, professor no Beloit College, no Wisconsin, EUA, dedicar a sua conferência ao tema «Uma estética alternativa: Arte & Biomatemática».

Segue-se, a 12 de Junho, a conferência do inglês Tom Schuller sobre «Os benefícios sociais de aprender». O último conferencista deste bloco dedicado à Educação será William Schmidt (Universidade do Michigan, EUA) que, a 26 de Junho, abordará o tema «Educação: da Investigação às Políticas».

O terceiro e último bloco de conferências, moderadas por Manuel Sobrinho Simões, será dedicado à Biologia e trará a Serralves um quarteto de conferencistas seleccionados pelo Comissário António Amorim. A primeira sessão dedicada à "Diversidade genética humana" realiza-se a 18 de Outubro com o catalão Jaume Bertranpetit, professor catedrático de Biologia na Universidade Pompeu Fabra, Barcelona.

A 15 de Novembro, o alemão Michael Krawczak protagoniza uma conferência sobre «Diversidade genética humana: a perspectiva da medicina». Krawczak é director do Instituto de Informática e Estatística Médica na Universidade de Kiel, na Alemanha.

Segue-se, a 29 de Novembro, a conferência de Tim Crow, sobre «As origens genéticas do Homo Sapiens moderno». Crow é director do Prince of Wales International Centre em Oxford, Inglaterra.

A última conferência de todo o programa, a 13 de Dezembro, será da responsabilidade de Rosalind Harding, membro do Grupo de Genética Matemática no Departamento de Estatística do St. John´s College, da Universidade de Oxford.

As doze sessões terão lugar às 21:30, no Auditório de Serralves, a um preço de entrada de 5 euros, com desconto para «Amigos de Serralves», estudantes e maiores de 65 anos.

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial