sexta-feira, março 16

Serralves palco de conferências com figuras de relevo mundial
Política, educação e biologia serão os temas de fundo abordados neste ciclo de conferências que decorrerão até ao final de 2007
Data: 11-03-2007

A Fundação de Serralves, Porto, recebe entre 29 de Março e 13 de Dezembro, 12 figuras de relevo mundial nas áreas da Filosofia, Educação, Biologia e pensamento político actuais, no âmbito do ciclo de conferências 'Crítica do Contemporâneo'.

"Os conferencistas convidados são, todos eles, figuras maiores, a nível mundial, nas áreas que representam", anunciou hoje a fundação, em comunicado.

A coordenação do programa cabe a Rui Mota Cardoso, psiquiatra e investigador sénior do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto - IPATIMUP.

O programa tem início a 29 de Março com a primeira de quatro conferências dedicadas à Política, comissariadas por António Guerreiro e moderadas por Guilherme de Oliveira Martins.

A primeira intervenção, cujo título é 'O Mundo e o Ocidente, hoje: sobre as formas do conflito na era global', estará a cargo do professor de Filosofia Política italiano Giacomo Marramao, autor de livros sobre questões centrais da política moderna.

Segue-se, a 12 de Abril, a conferência de Jacques RanciŠre, escritor, filósofo, professor e pensador fundamental, a nível mundial, na compreensão do que é hoje a política.

RanciŠre versará sobre 'As desventuras contemporâneas do pensamento crítico'.

A terceira conferência, intitulada 'A técnica na sua relação com o humano', está agendada para 3 de Maio e será da responsabilidade de Peter Sloterdijk, filósofo alemão e professor da Universidade de Karlsruhe, considerado um dos mais importantes pensadores da Razão política, social e cultural contemporânea.

A fechar o bloco de Política realiza-se, a 8 de Maio, a conferência do filósofo italiano Giorgio Agamben que abordará o tema 'A teologia política e económica do nosso tempo'.

O segundo bloco de conferências é dedicado à temática da Educação e tem como comissário Manuel Costa e como moderador Alberto Amaral.

A primeira conferência deste bloco ocorre a 15 de Maio, com Eric Mazur e o tema 'Alunos no papel de professores'.

Eric Mazur é professor na Universidade de Harvard, EUA.

A 29 de Maio é a vez do norte-americano John R. Jungk, professor no Beloit College, no Wisconsin, EUA, dedicar a sua conferência ao tema 'Uma estética alternativa: Arte & Biomatemática'.

Segue-se, a 12 de Junho, a conferência do inglês Tom Schuller sobre 'Os benefícios sociais de aprender'.

Schuller é director do Centre for Educational Research and Innovation (CERI), organismo da OCDE.

O último conferencista deste bloco dedicado à Educação será William Schmidt (Universidade do Michigan, EUA) que, a 26 de Junho, abordará o tema 'Educação: da Investigação às Políticas'.

O terceiro e último bloco de conferências, moderadas por Manuel Sobrinho Simões, será dedicado à Biologia e trará a Serralves um quarteto de conferencistas seleccionados pelo Comissário António Amorim.

A primeira sessão dedicada à 'Diversidade genética humana' realiza-se a 18 de Outubro com o catalão Jaume Bertranpetit, professor catedrático de Biologia na Universidade Pompeu Fabra, Barcelona.

A 15 de Novembro, o alemão Michael Krawczak protagoniza uma conferência sobre 'Diversidade genética humana: a perspectiva da medicina'.

Krawczak é director do Instituto de Informática e Estatística Médica na Universidade de Kiel, Alemanha.

Segue-se, a 29 de Novembro, a conferência de Tim Crow, sobre 'As origens genéticas do Homo Sapiens moderno'.

Tim Crow é director do Prince of Wales International Centre em Oxford, Inglaterra.

A última conferência de todo o programa, a 13 de Dezembro, será da responsabilidade de Rosalind Harding, membro do Grupo de Genética Matemática no Departamento de Estatística do St. John's College, Universidade de Oxford.

As doze sessões terão lugar às 21h30, no Auditório de Serralves, a um preço de entrada de 5 Euros, com desconto para Amigos de Serralves, estudantes e maiores de 65 anos.



Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial