domingo, agosto 22

LIVRO "UNIVERSIDADE E CULTURA"

"A liberdade de escolha está, afinal, no centro da educação liberal e humanista. Parece-me que é possível, no século XXI, fazer o balanço das «guerras da cultura» do século XX e seleccionar, de entre os fragmentos culturais da «pós-modernidade», as linhas de estudo que nos articulam com formação dos valores da modernidade, e construir um neo-humanismo capaz de entender criticamente a cultura, na era dos nacionalismos e da globalização. Nos departamentos de «humanidades» das universidades, esta reflexão está em curso. Será, talvez, um sintoma da reflexividade da modernidade tardia que as universidades se preocupam em reencontrar um sentido e uma missão. E é próprio da reflexividade moderna não se fixar em certezas nem cristalizar em sistemas. Por isso, é próprio da universidade interrogar-se, sempre, sobre o que é, afinal, a «ideia» que a anima, e procurar, sempre, novas respostas." - assim termina o livro de bolso "Universidade e Cultura" de Luísa Leal de Faria, o n.º 2 da colecção campusdosaber da Universidade Católica Portuguesa.

O livro que problematiza os modelos alemão e inglês dos séculos XIX e XX, passa também por uma posição sobre a universidade em Portugal naqueles séculos, dando uma visão geral sobre os conflitos entre a universidade e o politécnico e as várias reformas desde Teófilo Braga a Guilherme Braga da Cruz.

Possuindo 172 páginas, e um tamanho A6, publicado em 2003, merece ser lido e digerido por quem se preocupa com o papel da Universidade na sociedade.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial