O ENCONTRO EUROPEU DE JOVENS EM LISBOA
Preparar Juntos
Há 27 anos que a Comunidade de Taizé prepara anualmente um encontro europeu de jovens numa grande cidade do continente europeu. Esses encontros fazem parte de uma «peregrinação de confiança na terra» iniciada pela comunidade nos anos 70. Os últimos encontros tiveram lugar em Hamburgo, Paris, Budapeste e Barcelona e reuniram sempre mais de 50.000 jovens. Como é a primeira vez que um encontro europeu terá lugar num extremo da Europa, é difícil prever antes de Novembro quantos jovens participarão no encontro em Lisboa. É provável que este número seja inferior ao dos últimos encontros, devido à distância e ao tempo de viagem necessário para chegar a Lisboa.
Tempo de descobertas...
A experiência dos últimos anos mostra que a preparação, tal como o próprio encontro, são vividos como um tempo que entusiasma as comunidades e permite fazer descobertas: – Descoberta da comunidade local: que grupos, pessoas comprometidas ou movimentos poderão dar um testemunho durante as manhãs do encontro passadas na paróquia? – Descoberta da generosidade de quem vive à nossa volta: que pessoas do nosso bairro, cristãs ou não, estarão dispostas a abrir a porta de sua casa a jovens que não conhecem? – Descoberta da universalidade da Igreja: de que forma nos enriquecemos partilhando a nossa fé com pessoas de outros países, culturas e tradições?
Alguns irmãos de Taizé, juntamente com algumas irmãs de Santo André e uma equipa de jovens voluntários, estarão em Lisboa desde meados de Setembro. Irão visitar as paróquias e os grupos de preparação, mantendo o contacto com cada paróquia até ao final do encontro. De segunda-feira a sábado haverá também uma oração animada pelos irmãos de Taizé numa das igrejas da Baixa.
Programa do Encontro (resumo)
Domingo 26 de Dezembro, mais de 2000 jovens chegarão a Lisboa, para ajudarem a acolher os restantes e a preparar a animação nas paróquias e nos locais de alojamento colectivo.
Terça-feira 28 de Dezembro
A partir das 6h da manhã e até ao fim da tarde: primeiro acolhimento. Este primeiro acolhimento será em locais diferentes, no centro de Lisboa, consoante a nacionalidade de cada participante. Cada um recebe um passe para os transportes públicos, um cartão para as refeições e um mapa de acesso à paróquia que o acolherá durante o encontro. Os jovens dirigem-se depois às paróquias, onde haverá um segundo acolhimento. 17h – 18h30 Jantar na FIL (Parque das Nações) 19:30h Oração nos pavilhões da FIL
De quarta-feira 29 de Dezembro a sexta-feira 31 de Dezembro
Pequeno almoço nas famílias (ou nos locais de alojamento colectivo) 8h30 Oração nas paróquias. Um esquema com textos em todas as línguas será fornecido. Esta oração será animada pelos jovens da paróquia e pelos participantes. A seguir à oração formam-se os grupos de partilha. Cada manhã será proposto um tema de reflexão. Haverá sempre a possibilidade de serem organizadas visitas ao bairro ou encontros com pessoas que sejam «testemunhas de esperança», que vivem compromissos em diferentes áreas. 12h – 13h Almoço (FIL) 13h15 Oração (FIL) À tarde, encontros por tema («workshops») na FIL ou noutros lugares da cidade. 17h – 18h30 Jantar (FIL) 19:30h Oração (FIL) Dia 31 de Dezembro às 23h haverá em cada paróquia uma Vigília de Oração pela Paz seguida de uma «Festa das Nações».
Sábado 1 de Janeiro
Participação numa das celebrações eucarísticas da paróquia. Almoço nas famílias. Partida dos autocarros, de Lisboa, pelas 15h.
Tarefas dos Grupos de Preparação
Em cada paróquia será constituído um grupo de preparação. O grupo reúne-se regularmente a partir de Outubro. Os irmãos de Taizé e jovens voluntários apoiam estes grupos e acompanham a preparação, participando sempre que possível nas reuniões. As tarefas dos grupos de preparação são as seguintes: 1. Sensibilizar os jovens para o encontro. Convidá-los a participar no encontro e, se possível, a ajudar na preparação. 2. Procurar alojamento para os participantes. O ideal seria que todos fossem acolhidos em casas particulares! Isso exige um grande trabalho de divulgação do encontro e de contacto directo com as pessoas (mesmo com quem não costuma ir à igreja). Será também necessário procurar locais de alojamento colectivo, para o caso de não serem encontradas famílias que acolham em número suficiente (comunidades religiosas… mas também escolas, ginásios e salões paroquiais com chuveiros e aquecimento). Como é possível informar e motivar as pessoas? Colocar cartazes, fazer anúncios nas reuniões dos diferentes grupos da paróquia e nas missas, fazer um «termómetro da hospitalidade» para manter os paroquianos informados sobre o número de lugares que ainda falta encontrar, escrever artigos nos jornais locais, participar nas mais diversas actividades locais, visitar comunidades, associações, escolas, responsáveis da Câmara Municipal… 3. Preparar o dia da chegada (28 de Dezembro) … e a repartição dos participantes pelas diferentes famílias que se ofereceram para acolher. 4. Preparar o programa das manhãs do encontro (orações e tempos de partilha). Serão fornecidos com antecedência textos nas diferentes línguas com o esquemas de oração e com temas de reflexão. Preparação, também, do programa da noite de passagem de ano (vigília de oração e festa das nações).
As Etapas da Preparação
A partir de meados de Setembro, irmãos da comunidade de Taizé, uma equipa internacional de jovens voluntários e algumas irmãs de Santo André estarão em permanência em Lisboa. Eles entrarão em contacto com os responsáveis de cada paróquia, das escolas e dos movimentos para informar e propor datas de reuniões em cada paróquia, com vista à formação dos grupos paroquiais de preparação (final de Setembro/princípio de Outubro). A partir desta altura, a preparação do encontro desenvolve-se sobretudo a nível paroquial. Um voluntário de Taizé permanece em contacto com cada paróquia. O grupo de preparação reúne-se com regularidade. Um irmão de Taizé ou um voluntário estarão ao dispor para falar durante algumas celebrações dominicais. Nas paróquias, poderão também ser organizados um ou dois serões informativos, para aqueles que querem saber mais sobre o encontro e para famílias que oferecem alojamento. No final de Novembro teremos que fixar uma estimativa do número de pessoas que podem ser acolhidas em cada paróquia e em meados de Dezembro o número definitivo. Uma boa forma de preparação para o encontro em Lisboa será certamente a participação nos encontros de Verão em Taizé. Indo a Taizé, os portugueses terão também oportunidade para convidar jovens de outros países a ir a Lisboa no fim do ano.
Como ajudar?
Em Maio, alguns irmãos estiveram em Lisboa e começaram a convidar jovens para fazerem parte das equipas de preparação paroquiais. Neste momento já há mais de quinhentos voluntários, provenientes de cerca de 100 paróquias de toda a região de acolhimento. No entanto, é preciso encontrar ainda mais jovens para reforçarem as equipas destas paróquias e também jovens que se disponibilizem para ajudar nas dezenas de paróquias que ainda não têm nenhum membro da equipa de preparação. Aqueles que quiserem ajudar a preparar o encontro na região de acolhimento, durante o período que vai de Setembro até ao fim do ano, poderão fazer o dowload da ficha de contacto e enviá-la depois a Taizé por e-mail, fax ou correio.
Informações
Taizé – Encontro Europeu de Jovens Seminário dos Olivais 1885-076 MOSCAVIDE
Telef.: 21 944 92 00 Fax: 21 944 92 01 [Email]
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial