domingo, maio 28

ARTIGO PUBLICADO NO PRIMEIRO DE JANEIRO

Artigo publicado no Jornal O Primeiro de Janeiro,da autoria de Joaquim Armindo, em 23 de Maio de 2006


ÁGUA VIVA


ANTÓNIO MARTO, BISPO

Este Bispo, que já foi torneiro-mecânico, na cidade do Porto, na EFI (Eduardo Ferreirinha e Irmão), quando Padre, é de facto um teólogo, que sabe interpretar o sentido do povo que quer servir, e falar-lhe com palavras simples e duma profundidade extraordinária. Agora nomeado Bispo de Leiria – Fátima, faz do seu sacerdócio uma constante doação, sem nada esperar, denunciando com doçura e perspicácia, sem ferir, mas na sua sabedoria lendo os sinais dos tempos, não se demite de ser Bispo, na plenitude ao serviço do Evangelho.

Em recente entrevista, a um semanário, recorda “tive dificuldades em ler as memórias da irmã Lúcia”, e considerar a visão dos castigos e do inferno, referidas nas aparições de Fátima, como uma linguagem estilo infantil, própria da época, que serve unicamente para descrever uma situação de gravidade vivida naquele tempo. Estas palavras são elucidativas, de que “a mensagem de Fátima”, não será outra senão uma reflexão dos tempos que vivemos, afinal “um inferno”, para logo a seguir expressar a alegria que a fé traz, e cita Paulo VI, “O Cristianismo é alegria. A fé é alegria. A graça é alegria. Cristo é a alegria, a verdadeira alegria”.

Não queria trocar Viseu, por Fátima, e nem lhe interessaria ser Bispo, porque o seu verdadeiro interesse é servir Jesus, assim como ele o apresenta, sem subterfúgios, nem fugindo à ciência (vejam-se as suas lições magnificas, na UCP, sobre Teologia da Criação, quando os seus alunos ficavam para além do tempo das aulas, porque não havia tempo ao escutá-lo). Homem muito humilde, de sabedoria ímpar, António Marto é assim, de sorriso aberto, e braços para o mundo, especialmente o mais desprotegido.

Muito há a esperar deste Bispo, que viveu com esperança o Concílio do Vaticano II, e que, certamente, conduzirá a sua actuação. A Diocese de Leiria – Fátima ganhou um grande servo, e todo o povo português saberá que o pode escutar, na sua ousadia e denúncia profética.

Joaquim Armindo

Licenciado em Engenharia e Ciências Religiosas

jarmindo@clix.pt

http://www.bemcomum.blogspot.com

Escreve no JANEIRO, quinzenalmente, aos domingos

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial