terça-feira, agosto 8

Alerta de Ozono em Portugal



Foi informado acerca dos níveis elevados de ozono no ar registados hoje?

A lei obriga as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CDDR) a informar a população sempre que determinados índices de ozono no ar sejam ultrapassados.
O problema é que as CCDR não conseguem fazer este trabalho sozinhas. «A divulgação das informações deve ser efectuada pelos meios adequados, nomeadamente através da rádio e da televisão, da imprensa ou de publicações, de painéis de informação ou por via informática, tal como a Internet», dita o legislador.

Existe um site na Internet (www.qualar.org) com a informação actualizada hora a hora, mas a obrigação passa também pelos órgãos de comunicação social.

E por SMS? As CCDR já enviam alertas às autoridades sanitárias por telemóvel. Mas seria complicado informar a população em geral desta forma, já que os níveis de ozono não afectam o país de uma forma uniforme: são registados em determinadas localidades em períodos temporais diferentes.

Ozono afecta saúde das pessoas

Quando se regista 180 microgramas deste poluente por metro cúbico de ar por média horária, o ozono pode afectar a saúde das pessoas, em particular nas camadas da população mais sensíveis, como crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e doentes respiratórios ou cardíacos.

A exposição a este poluente pode afectar as mucosas oculares e respiratórias, podendo provocar tosse, dores de cabeça, dores de peito, falta de ar e irritação nos olhos.

Durante os períodos em que a concentração é elevada, as pessoas mais vulneráveis devem evitar a permanência no exterior e reduzir ao mínimo a actividade física intensa ao ar livre.

O tráfego automóvel, associado a altas temperaturas, é a principal causa das elevadas concentrações de ozono no ar.

No distrito do Porto, de acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), os níveis de ozono foram excessivos nos concelhos de Maia e Matosinhos. O valor mais alto foi medido neste último município, com 200 microgramas por metro cúbico entre as 15h00 e as 16h00.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial